Topo

Ivete Sangalo e Criolo relembram, de forma respeitosa, o legado de Tim Maia

Anderson Baltar

Do UOL, no Rio

01/04/2015 06h00

Em uma apresentação especial para convidados nessa terça-feira (31), no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, foi lançado o projeto Nivea Viva para a temporada de 2015. Depois de homenagear Elis Regina, Tom Jobim e o samba, chegou a vez da série de shows gratuitos relembrar os grandes sucessos do lendário soulman Tim Maia, falecido em 1998, através da cantora Ivete Sangalo e do rapper Criolo.

Se a combinação a um primeiro momento soa inusitada, no palco ela funcionou bem, em um show ágil e de grande comunicação com o público. Intercalando duetos e números solo, os intérpretes trafegam pelas diversas fases da carreira do cantor e compositor carioca com performances vigorosas, porém respeitosas com o legado de Tim e capaz de agradar os fãs das duas vertentes principais da obra do “síndico” – seja com as canções “esquenta-sovaco”, prontas para colocar multidões para dançar, ou com as “mela-cueca”,  ideais para embalar romances ou desilusões amorosas.

O show, dirigido por Monique Gardenberg, começou com uma sequência matadora de hits dos primeiros discos de Tim Maia, todas interpretadas por Ivete com um andamento mais suingado do que nas gravações originais e com um cenário que projetava imagens que remetiam às pistas de dança dos anos 1970. Assim, ela desfilou sucessos como “Não Quero Dinheiro”, “Gostava Tanto de Você” ,“Você” e “Azul da Cor do Mar”, com canto uníssono da plateia. Em seguida, em clima psicodélico, Criolo interpretou, com muita segurança, “Primavera” e “Chocolate”, essa em uma versão com pitadas de samba abolerado.

Ivete Sangalo voltou ao palco e, de cara, desfilou duas pérolas da fase mística do cantor. “Imunização Racional” e “Bom Senso”, canções do clássico LP “Tim Maia Racional” foram as escolhidas. E a interpretação de Ivete deu uma nova roupagem às obras, em um dos melhores momentos do show. Ivete ainda cantou, em um clima cool, “Réu Confesso” e, abusando da sensualidade, no melhor estilo cantora de night club, levou o público ao delírio com “Telefone”. Logo em seguida, com picardia, afirmou que “as músicas de Tim Maia são ótimas para tudo, até para fazer filho”.

Já com Criolo de volta ao palco, surgiu o primeiro dueto, com “Lamento”. Em seguida, o show pega no breu com uma sequência que fez o público se levantar e não mais sentar até o final. Com “Sossego”, “Do Leme ao Pontal”  e “Eu e Você, Você e Eu”, o Vivo Rio virou uma verdadeira pista de dança, como as dos subúrbios cariocas nos saudosos tempos dos DJs Monsieur Limá e Big Boy.  Nesse momento, saltou aos ouvidos  a pegada da ótima banda capitaneada pelo produtor Daniel Ganjaman, que remeteu aos grandes momentos da banda Vitória Régia, fiel escudeira de Tim Maia ao longo de quase toda sua trajetória.

Sem Ivete, Criolo manteve o pique com “Ela Partiu”, “Eu Amo Você” e “Coroné Antônio Bento”, em uma versão um pouco mais lenta e pesada do que o original. Logo depois, a vertente rural/nordestina do trabalho de Tim Maia mereceu novo dueto para “Canário do Reino” e uma interpretação solo de Ivete para “A Festa dos Santos Reis”. A fase radiofônica dos anos 1980, marcada por canções da dupla Sullivan e Massadas, foi bem representada com “Leva” (em uma deliciosa versão reggae) e “Me Dê Motivo”, interpretadas, respectivamente, por Ivete e Criolo. “Um Dia de Domingo”, mereceu mais um dueto.

Depois do “mela-cueca”, mais “esquenta-sovaco”. Com a plateia totalmente nas mãos, Ivete e Criolo se encaminharam para o set final apresentando “Descobridor dos Sete Mares”, “Acende o Farol” e “Não Quero Dinheiro”, entoada, dessa vez, pela dupla. No bis, a inevitável “Vale Tudo” e mais uma dose da dobradinha “Sossego” e “Do Leme ao Pontal” - que garantiram um fim de festa perfeito.

O projeto Nívea Viva Tim Maia terá apresentações em Porto Alegre (12 de abril), Recife (26 de abril), Salvador (24 de maio) , Fortaleza (31 de maio) , Brasília (14 de junho), Rio de Janeiro (21 de junho) e São Paulo (28 de junho).

Serviço:
Porto Alegre
12 de abril (domingo), às 16h30
Anfiteatro Pôr do Sol
Av. Edwaldo Pereira Paiva, s/n (Localizado no Parque Maurício Sirotsky
Sobrinho, na orla do Lago Guaíba) - Porto Alegre - RS

Recife
26 de abril (domingo), às 17h30
Parque Dona Lindu
Av. Boa Viagem, s/n - Boa Viagem - Recife – PE

Salvador       
24 de maio (domingo), às 16h30
Praça Visconde de Cairu, s/n - Cidade Alta - Salvador - BA

Fortaleza
31 de maio (domingo), às 16h30
Aterro da Praia de Iracema
Avenida Historiador Raimundo Girão, 800 - Fortaleza – CE

Brasília      
14 de junho (domingo), às 17h00
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
Praça das Fontes
Asa Sul de Brasília - Estacionamento 9 - acesso 906/7 Sul - Brasília - DF

Rio de Janeiro
21 de junho (domingo), às 17h00
Praia de Copacabana
(altura da Av. Princesa Isabel) - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ

São Paulo
28 de junho (domingo)
Local e horário a definir

Setlist:
"Não Quero Dinheiro"
"Gostava Tanto de Você"
"Você"
"Azul da Cor do Mar"
"Primavera"
"Chocolate"
"Imunização Racional"
"Bom Senso"
"Réu Confesso"
"Telefone"
"Não Vou Ficar"
"O que me Importa"
"Lamento"
"Sossego"
"Do Leme ao Pontal"
"Você e Eu, Eu e Você"
"Ela Partiu"
"Eu Amo Você"
"Coroné Antônio Bento"
"Canário do Reino"
"A Festa dos Santos Reis"
"Leva"
"Me dê Motivo"
"Um Dia de Domingo"
"Lábios de Mel"
"Descobridor dos Sete Mares"
"Acenda o Farol"
"Não Quero Dinheiro"
(BIS)
"Vale Tudo"
"Sossego"
"Do Leme ao Pontal"