Topo

Em busca de conforto, fãs de rock pagam mais de R$ 1.000 por pacotes

As "irmãs metralhas de Barretos" Silvania Ramos e Anelise Ramos - Ricardo Matsukawa/UOL
As "irmãs metralhas de Barretos" Silvania Ramos e Anelise Ramos Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Fabíola Ortiz

Do UOL, em São Paulo

26/04/2015 18h13

Em nome do conforto, fãs de rock optam por serviços personalizados de agências de turismo para fugir das longas filas, garantir o ingresso sem passar pelo estresse de comprar nos sites de venda e ainda ter direito a guia e a hospedagem em hotel. 

Os grandes eventos de música como o Monsters of Rock, que tem sua quarta edição neste sábado (25) e domingo (26), no Anhembi, em São Paulo, movimentam por trás uma lucrativa indústria de turismo. O pacote para dois dias de evento ultrapassa a R$ 1.000.
 
Carinhosamente conhecidas como as "irmãs metralha de Barretos", Silvania Ramos, 49, e Anelise Ramos, 43, vieram num ônibus de excursão de 40 pessoas para o segundo dia do Monsters.
 
"Gosto bastante de rock. Eu e minha irmã ainda temos um desafio a mais, somos de Barretos (428 km de São Paulo), da terra do rodeio, e lá ninguém gosta de rock e nós não gostamos de sertanejo", disse ao UOL Silvania, que veio especialmente para assistir as bandas Judas Priest e KISS.
 
Silvania faz parte de um público roqueiro que curte rock mas sem sofrimento. "Ir em excursão é mais seguro e tem conforto. A gente ainda ganhou uma camiseta do evento.  Também não precisamos ficar correndo atrás de ingressos nos sites de venda e temos o transfer incluído. Além do deslocamento, temos segurança e ainda um guia", comentou.
 
Desde 2006, as irmãs optam por viajar em excursões de rock. O Monsters é o décimo show de rock, e já foram ao U2, Aerosmith e Guns'n'Roses.
 
Elas não fazem questão de assistir aos shows na frente do palco e ficar no aperto junto com a multidão. Preferem ver as bandas de um ponto mais distante. Silvania lembra de quando se aventurou na multidão sofreu com o empurra-empurra e ainda teve celular e dinheiro roubados. "A gente não fica lá no meio tão apertado. Tentamos ter o mínimo de segurança".
 
Segundo a agente de viagens e guia de turismo, Eliana Venditti, da empresa Let's Go que há 18 anos descobriu esse nicho de mercado criado no fim dos anos 90, a faixa etária dos clientes é de 25 a 50 anos.
 
"Nos shows de rock como o Monsters, as pessoas que compram o combo do festival tem, em sua maioria, 40 anos. Ainda damos brindes, como munhequeira e camisetas personalizadas do evento", disse ao UOL.
 
Apenas esta empresa levou ao festival 250 pessoas em quatro ônibus de turismo. Enquanto um combo para dois dias de festival saiu R$ 1.190, o pacote por um dia de evento custou R$ 780.
 
Veja os horários dos shows de domingo (26):
 
12h15 - Doctor Pheabes
13h05 –  Steel Panther
14h20 –  Yngwie Malmsteen
15h50 –  Unisonic
17h20 - Accept
18h50 –  Manowar
20h40 –  Judas Priest
22h30 –  KISS