Topo

Integrantes do Led negam plágio em "Stairway to Heaven": "Somos talentosos"

John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page divulgam o DVD "Celebration Day", em 2012 - Getty Images
John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page divulgam o DVD "Celebration Day", em 2012 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/05/2015 17h19

O embate judicial entre o Led Zeppelin e os representantes da banda Taurus, sobre a autoria da música “Stairway to Heaven”, ganhou mais um capítulo nesta quarta (20). Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, integrantes remanescentes do grupo inglês, entraram como uma nova ação alegando que a faixa de 1971 não é plágio de "Taurus", tema instrumental lançado pelo Spirit em 1968. A informação é do site "The Wrap".

Segundo o texto da ação, movida em um tribunal federal da Califórnia, não há provas suficientes de que os direitos autorais tenham sido infringidos. "Respondendo ao parágrafo 11 da primeira acusação, incluindo a nota de rodapé 1 da acusação, os réus admitiem que Led Zeppelin tem sido chamado de uma das maiores bandas da história e seus membros eram e são excepcionalmente talentosos", diz o texto, em tom bem humorado. 

No mesmo processo, no entanto, a banda admitiu ter aberto shows do Spirit nos Estados Unidos em 1968 e 1969, chegando a executar em um medley "Fresh Garbage", uma das músicas do grupo americano.

O Led Zeppelin foi processado no início do ano passado pelo advogado Michael Skidmore, representante do vocalista do Spirit Randy California, que morreu em 1997. Em setembro o grupo entrou com uma ação para levar o processo da Pensilvânia para um tribunal inglês, mas o pedido foi negado.

Um dos grupos mais bem-sucedidos de todos os tempos, o Led Zeppelin é conhecido também pelos vários casos de suspostos plágios em suas músicas, entre elas clássicos do rock como "Dazed and Confused", “Babe I’m Gonna Leave You” e "Whole Lotta Love".