Topo

Paródia de "Work" feita por Kéfera sai do ar por violar direitos autorais

A youtuber Kéfera Buchmann, do canal 5incoMinutos - Júnior Lago/UOL
A youtuber Kéfera Buchmann, do canal 5incoMinutos Imagem: Júnior Lago/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 20h21Atualizada em 15/04/2016 06h16

A paródia feita por Kéfera Buchmann, do canal 5incoMinutos, do clipe "Work", de Rihanna, saiu do ar no YouTube nesta quinta-feira (14). A artista postou o vídeo na quarta-feira e logo nas primeiras horas já tinha ultrapassado os 500 mil acessos.

Uma das justificativas apresentadas para a retirada do vídeo foi uma reivindicação de direitos autorais feita pela editora musical de "Work", a Warner Chappell.

Porém, antes mesmo do vídeo sair do ar, diversos internautas criticaram o namorado de Kéfera, Gusta Stockler, que interpreta o cantor Drake, por ter feito blackface. A prática é considerada racista e consiste em alguém pintar o rosto com tinta preta.

Em seu Facebook, Kéfera comentou a retirada do vídeo. "Essa paródia tá amarrada no capeta, não é possível agora, depois de esclarecida toda a polêmica de NÃO ter tido blackface, a Warner [Chapell] bloqueou o vídeo de ser visto", contou.

Kéfera argumentou vai tentar reverter a proibição. "Enfim, estou resolvendo aqui e assim que tiver tudo certo o vídeo volta pro ar! Vou me benzer depois dessa paródia... só Deus na causa mesmo", finalizou.

Para contornar a proibição no YouTube, no final da noite desta quinta-feira, Kéfera republicou o vídeo no player do Facebook, onde até a publicação desta reportagem, o vídeo estava liberado (assista abaixo).

A assessoria de imprensa da artista informou que Kéfera está averiguando o que ocorreu e que deverá divulgar uma nota oficial nesta sexta-feira.