Topo

Fênix do rock? Cinco momentos que fizeram Axl Rose renascer na música

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

20/05/2016 06h00

A história é conhecida. O roqueiro famoso e milionário que, após o sucesso, agoniza sob a sombra de seus anos gloriosos. Foi assim com Axl Rose, vocalista do Guns N´ Roses. Após brigar feio com o guitarrista Slash, dissolver a banda e viver um longo período de ostracismo, ele enfim parece ter retornado à boa fase. Tudo mudou neste último mês de abril.

Primeiro: Axl fez as pazes com Slash e voltou a excursionar com ele e o baixista Duff McKagan, o que levou seguidores ao delírio. Depois, o vocalista simplesmente entrou no AC/DC, substituindo Brian Johnson, afastado por problemas auditivos.

Muitas vezes criticada, a performance dupla de Axl, hoje aos 54 anos, tem ganhado elogios por parte da imprensa e fãs, principalmente no quesito vocal, que agora aparece forte e rasgado. Como nos velhos tempos.

Para conseguir segurar a onda, ele teve de ser profissional e ensaiar bastante, algo ao qual assumidamente nunca foi muito afeito. Tanta força de vontade inclui ainda cantar com o pé quebrado no palco, com a utilização de uma incômoda bota ortopédica.

Com tudo isso acontecendo, o UOL lembra abaixo cinco momentos que foram fundamentais para a nova fase do vocalista. Ninguém sabe até quando ela vai durar. Mas agora, pelo menos, os fãs mais exigentes não têm muito do que reclamar.

1°.abr.2016 - O vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash, do Guns N? Roses, dividem palco após 23 anos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

1. Estender bandeira branca para Slash

A treta entre Axl e Slash é antiga. Tem origem em 1995, quando o guitarrista utilizou músicas que poderiam entrar no novo disco do Guns em seu então recém-lançado projeto solo, o Slash's Snakepit. A briga, que teve outros episódios e até rendeu processos, culminou com a saída de Slash da banda. Durante duas décadas, Axl sempre aproveitou para alfinetar o ex-companheiro em entrevistas, chegando a dizer que ele era o “câncer” do Guns e, ao lado de Duff, responsável por sua conhecida crise criativa. No ano passado, no entanto, eles passaram a se encontrar e tornaram a relação mais amistosa. Coincidência ou não, isso aconteceu na mesma época das saídas dos guitarristas DJ Ashba e Bumblefoot do grupo.

AC/DC se apresenta pela primeira vez com Axl Rose em show na cidade de Lisboa, Portugal - AFP - AFP
Imagem: AFP

2. Voltar com voz rasgada

Axl sempre foi conhecido pela sua voz aguda rasgada, marca do Guns N´ Roses. O abuso dessa técnica, conhecida como “drive”, teve suas consequências: nódulos em suas cordas vocais. Axl precisou passar por um procedimento de remoção deles em 2000. Por orientação médica, teve de abandonar o estilo vocal nas turnês, voltando a utilizá-lo esporadicamente em 2006 e 2010. Com a volta de Slash e Duff à banda, é provável que Axl tenha se comprometido a reutilizar o “drive” em 2016, para uma volta em grande estilo. Ninguém sabe, entretanto, até quando a garganta dele vai durar, mas os shows estão funcionando. A boa forma pode ser vista também na silhueta de Axl, visivelmente mais magro do que há alguns anos.

08.mai.2016 - AC/DC com Axl Rose se apresenta em Lisboa, Portugal - Reprodução/Twitter/ACDC - Reprodução/Twitter/ACDC
Imagem: Reprodução/Twitter/ACDC

3. Entrar no AC/DC

Parecia uma ideia absurda. No mínimo estranha. Mas aconteceu. Desde o dia 17 de abril, Axl Rose é vocalista do AC/DC, no lugar de Brian Jonhson. Ele deve ficar no posto, a princípio, até o fim da turnê mundial Rock or Bust World, que tem shows marcados até junho. Mesmo conhecendo bem o repertório da banda australiana, ele precisou trabalhar duro para não fazer feio. Ensaiou com dedicação ao lado dos novos colegas, algo que não costumava fazer com o Guns N´ Roses. Veremos um Axl “caxias” daqui para frente? Ninguém sabe. Mas a qualidade dos shows agradece.

Raio-x do pé do vocalista Axl Rose, que se apresenta com o Guns nesta sexta (8) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4. Quebrar o pé

No dia 8 de abril, logo após à histórica volta de Slash ao Guns, Axl preocupou fãs ao anunciar que havia fraturado ossos do pé esquerdo, precisando ser operado. Impossibilitado de correr pelo palco, ele se inspirou em Dave Ghrol e passou a cantar sentado um trono nos shows do Guns e uma cadeira nos dos AC/DC. Em seu pé esquerdo, uma enorme e desconfortável bota ortopédica. Só agora Axl está começando a levantar nos shows. Há quem diga que, dessa forma, ele consegue se concentrar melhor nas músicas e não perder o fôlego na hora dos berros e agudos. Faz sentido.

5.mai.2016 - AC/DC em sua primeira foto oficial com Axl Rose. O vocalista do Guns N' Roses vai substituir Brian Johnson nos últimos shows da turnê da banda na Europa - Roger Sargent/Divulgação/Facebook - Roger Sargent/Divulgação/Facebook
Imagem: Roger Sargent/Divulgação/Facebook

5. Abraçar a humildade

Nada de destruir quarto de hotel e jogar objetos pela janela. Tampouco execrar os coleguinhas via imprensa. Repaginado, Axl está mais "paz e amor": nitidamente mais manso e brincalhão. Quem imaginaria que ele deixaria de lado as rusgas com os velhos companheiros? Ou que, em nada lembrando o astro intocável do início dos anos 1990, se ofereceria, pianinho, para cantar em outra banda, como aconteceu com o AC/DC? Até nas fotos o vocalista parece mais feliz e sereno. Há coisas que só o tempo faz.