Topo

Morre aos 72 Henry McCullough, guitarrista de Paul McCartney e Joe Cocker

Paul McCartney e o guitarrista Henry McCullough na época da banda Wings - Reprodução/Twitter/@PaulMcCartney
Paul McCartney e o guitarrista Henry McCullough na época da banda Wings Imagem: Reprodução/Twitter/@PaulMcCartney

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 11h54

Morreu na terça-feira (15) o guitarrista Henry McCullough, que tocou com Paul McCartney na banda Wings e também conhecido por seu trabalho com a lenda do rock Joe Cocker (morto em 2014). Nascido na Irlanda do Norte, o músico tinha 72 anos e não resistiu às consequências de um grave ataque cardíaco sofrido em 2012. A informação foi confirmada por seu empresário, Nigel Martyn, ao jornal britânico "The Guardian".

O guitarrista entrou no Wings em 1971, projeto pós-Beatles de Paul McCartney. Ele ficou conhecido pelo solo em "My Love" e também pelo hit "Live and Let Die". Ouça:

No festival de Woodstock, em 1969, McCullough fez história ao tocar com a Grease Band ao lado de Joe Cocker. Ele também trabalhou com a cantora britânica Marianne Faithfull e na primeira versão da ópera Jesus Cristo Superstar.

Henry McCullough deixou o Wings em 1973 após alguns desentendimentos com Paul McCartney. O ex-Beatle divulgou uma nota em seu site oficial lamentando a morte do companheiro musical.

"Fiquei muito triste ao saber da morte de Henry McCullough, nosso guitarrista no Wings. Foi um prazer trabalhar com ele, um músico super talentoso e com um incrível senso de humor. O solo dele em 'My Love' é um clássico. Envio condolências da minha família para a dele", escreveu Paul.