Topo

Advogados do Led Zeppelin pedem que julgamento por plágio seja suspenso

Ilustração mostra Robert Plant e Jimmy Page no tribunal em Los Angeles, na Califórnia - REUTERS/Mona Edwards
Ilustração mostra Robert Plant e Jimmy Page no tribunal em Los Angeles, na Califórnia Imagem: REUTERS/Mona Edwards

Do UOL, em São Paulo

21/06/2016 01h02

Os advogados de Jimmy Page e Robert Plant pediram nesta segunda-feira (20) ao juiz Gary Klausner a suspensão do julgamento que envolve o hit "Stairway to Heaven", cuja introdução teria sido surrupiada pelo guitarrista Jimmy Page da faixa "Taurus", do grupo americano Spirit.

No processo, movido pelo advogado do espólio do cantor e compositor Randy California, Francis Malofiy, a acusação frisa que o Led Zeppelin excursionou com o Spirit antes de "Stairway to Heaven" ser lançada, em 1971. "Taurus" foi editada em 1968.

A defesa alega que, após alguns dias de julgamento, a acusação não conseguiu apresentar nenhuma evidência relevante que prove a semelhança entre as composições, além de garantir que Randy não tem sequer os direitos autorais da música "Taurus". O caso de plágio começou a ser julgado há uma semana em Los Angeles

Em depoimento no tribunal na última quinta-feira, Jimmy Page admitiu que tinha em sua coleção o primeiro e homônimo álbum do Spirit, que contém "Taurus", afirmando, no entanto, que nunca chegou a ouvi-lo, tomando conhecimento da música apenas há alguns anos. O cantor também afirmou que chegou a utilizar um riff de outra música do Spirit em um "medley" na primeira turnê que o Led Zeppelin fez na Escandinávia.

Plágio ou inspiração?

Advogados ouvidos pelo UOL têm opinião divergente sobre a polêmica, mas todos afirmam que algo pode complicar a vida do Led Zeppelin: os precedentes. Ao longo da carreira, o grupo foi alvo de diversos processos sobre a autoria de músicas, muitas vezes versões lançadas sem o devido crédito.

Sem desmerecer ou minimizar a qualidade da música do Led Zeppelin, o UOL separou seis desses casos capazes de gerar debates acalorados entre fãs e ouvintes. Afinal, trata-se de cópia ou mera inspiração?

Vale lembrar que boa parte dos supostos plágios da banda vem de trechos do blues, estilo nascido antes da consolidação das leis de direitos autorais e que usava e abusava de repetições em suas bases.