Topo

"Ele morreu em paz e escreveu até os últimos momentos", diz filho de Cohen

Do UOL, em São Paulo

11/11/2016 12h38

O filho de Leonard Cohen, Adam Cohen, falou sobre a morte de seu pai para a Rolling Stone americana. "Meu pai morreu tranquilamente na casa dele em Los Angeles com a consciência de que tinha completado o que acreditava ser um de seus melhores discos", disse Adam à revista, que foi um dos primeiros veículos a noticiar a morte do cantor canadense.

Adam Cohen, que produziu o último disco do pai, "You Want It Darker", contou ainda que Leonard escreveu até os últimos dias de vida mantendo seu "senso de humor único". Lançado há três semanas, o último álbum do artista traz intensas reflexões metafísicas sobre a morte.

Robert Kory, agente do cantor, também lamentou a morte do amigo. "Inigualável em sua criatividade, perspicácia e sinceridade, Leonard Cohen foi um verdadeiro visionário do qual a voz fará extrema falta. Me sinto abençoado por poder chamá-lo de amigo", declarou.

O agente ainda fez um breve balanço sobre o legado de Cohen. "Ele deixa um trabalho que trará discernimento, inspiração e entendimento para as novas gerações."

Poucas horas depois da confirmação da morte, a Academia da Gravação, responsável por realizar o Grammy, soltou uma nota oficial assinada por seu presidente, Neil Portnow. Em 2010, o cantor ganhou um Grammy por suas realizações na música.

"Durante sua carreira, Leonard se tornou um dos artistas mais reverenciados. Seu extraordinário talento teve impacto em vários cantores e compositores, como na cultura em geral. Perdemos um artista amado e prestamos nossas sinceras condolências para família, amigos e colaboradores de Cohen. Nós vamos sentir falta dele", diz a nota.

Artistas como Lily Allen, Alanis Morissette, Justin Timberlake e Jennifer Hudson também lamentaram a morte do cantor em suas redes sociais.

A morte de Leonard Cohen foi anunciada pela Sony Music Canada na noite desta quinta-feira (10) no perfil oficial do artista no Facebook. A causa ainda não foi revelada, mas Cohen já dava indícios de que não estava bem de saúde. Ele tinha 82 anos.

Dono de um característico timbre seco e voz rouca --que foi ficando mais grave com o passar dos anos--, Cohen lançou em outubro último o disco "You Want It Darker". Nele, já fazia intensas reflexões metafísicas sobre a morte.