Michael Jackson 1958-2009
Podcast | 14/07/2006 |
da Redação
A nova edição do UOL Música Podcast traz cinco nomes da música independente liderados apenas por mulheres. A seleção traz artistas de diferentes estilos, como o pop eletrônico do Au Revoir Simone, as colagens de Cannonball Jane e o folk intimista do Living in Polaroids, que oferece uma de suas faixas na íntegra para o programa.Au Revoir Simone
Teclados, bateria eletrônica, microfones e três garotas de Nova York foram o grupo Au Revoir Simone. O primeiro e único disco do trio até agora, "Verses of Comfort, Assurance & Salvation", traz faixas de sonoridade minimalista que soam como canções de ninar ou como dance music de baixa fidelidade. Recentemente "Through The Backyards", que soa como uma versão eletrônica do grupo dos anos 80 Young Marble Giants, foi trilha de um dos episódios da série de TV "Grey's Anatomy", sucesso nos Estados Unidos.Cannonball Jane
Durante o dia, a norte-americana Sharon Hagopian dá aulas de música para alunos do ensino básico, à noite, ela escreve, produz e grava canções pop sob o nome Cannonball Jane. Seu mais recente lançamento é o single "Take it to Fantastic", que chegou às lojas em maio. Antes disso, Jane havia lançado o disco "Street Vernacular, no início de 2006. Em suas músicas, a cantora e produtora mistura elementos do indie rock, hip hop, easy listening, soul, eletrônica e outras referências musicais que vão dos anos 60 até hoje.
Kat Flint
Criada na Escócia e atualmente vivendo na Inglaterra, kat Flint é uma das revelações do atual folk britânico. Ainda sem um contrato com uma gravadora, a cantora recebeu o prêmio de melhor letrista do canal da TV inglesa Channel 4. O recém-lançado EP de estréia de Kat Flint, "The Secret Boy's Club", traz seis canções folk pop com influências de nomes como Elliot Smith, Badly Drawn Boy e outro nome do folk escocês, mais conhecido, a cantora KT Tunstall.
Smoosh
Quando apareceram com seu primeiro disco, "She Like Electric", em 2004, as irmãs norte-americanas Asya e Chloe atrairam a atenção primeiramente por sua idade, 12 e 10 anos, respectivamente, e por suas canções compostas apenas por bateria e teclado. Agora, com o segundo trabalho "Free to Stay", as adolescentes provam seu talento em ótimas canções que mantém a inocência e diversão, presentes no primeiro disco, como ponto central. Ainda utilizando apenas bateria e teclado, as irmãs seguem na contramão das adolescentes que buscam o estrelato através de músicas pasteurizadas e sem qualidade.
Living in Polaroids
Ela canta, toca, compõe e faz shows no circuito de bares e pequenos clubes de Nova York e de sua cidade, Smithtown, a uma hora de Manhattan. O primeiro disco de sua "banda de uma pessoa só", o Living in Polaroids, deve sair até o final de julho, produzido por ela mesma. Aos 16 anos, Kristina Stapelfeld já é uma usina musical. Em suas músicas, ela mesma toca violão, guitarra, teclados e gaita para criar baladas folk intimistas. Como influências, Kristina cita a dupla Coco Rosie, Cat Power (outra banda de uma só pessoa, no caso a cantora Chan Marshall) e Billie Holliday. Leia entrevista com Kristina Stapelfeld no UOL Música.
Esta edição do programa contém trechos de 30 segundos das seguintes músicas: