Rodrigo Silveira
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Jan Fjeld
A cantora e compositora escocesa Dot Allison é jovem, independente e se mantém fiel às suas raízes anos 80, no seu segundo álbum solo, "We Are Science" (
Mantra/Sum 2002). É um bom álbum pop que revisita o synth pop, trazendo à tona influências que vão de Aretha Franklin e Burt Bacharach via Velvet Underground e Bowie, até Blondie, New Order e o seminal
This Mortal Coil. Além do mais, Allison é uma senhora compositora e hábil cantora que sabe muito bem explorar o atual momento do nu electro no mundo pop.
"We Are Science" traz dez faixas que vão de um electro melancólico e arrastado até as mais melódicas e atmosféricas canções, sempre acompanhadas do seu timbre de voz celestial. Soa como um encontro de um Gary Numan (um dos fundadores do synth pop) sem suas neuras, com as viagens sonoras dos Cocteau Twins - a colocação e o timbre da voz de Allison lembram muito a voz de Elizabeth Fraser.
Allison segue a linhagem de Dusty Springfield e Marianne Faithful, é contemporânea de
Beth Orton, com quem tem em comum a melancolia - embora Allison assuma o seu lado eletrônico com mais convicção.
Há muitos efeitos eletrônicos em sua voz, embora não fossem necessários. Ela é cristalina em seu estado natural (ouça "Wishing Stone"). Os efeitos dão um tom de estranheza, fazendo com que soe metálica, distante e noturna.
Como letrista, Allison apresenta uma visão frustrada e frustrante do mundo atual. Ela trata o amor vagabundo em algumas faixas, mas os seus temas em geral são menos fossa e mais literários do que os abordados por Marianne Faithful. Na suave faixa "You Can Be Replaced", Allison alerta para o perigo em não ser fiel a si próprio, já que somos todos substituíveis em todos os sentidos.
Insubstituíveis, porém, são os seus produtores. No seu primeiro álbum
"Morning Dove White" (ffrr, 1993), com a sua então banda One Dove, Allison teve a feliz assistência do rebelde produtor
Andrew Weatherall. Em seu novo álbum, Allison chamou Tenniswood, parceiro de Weatherall na dupla Two Lone Swordsmen, para dar continuidade ao encontro de electro com o rock independente. Tenniswood é também co-produtor em algumas faixas do novo álbum "Excursion" (Obsessive, 2002) de Felix The Housecat. O álbum de Felix traz a sua versão de "Substance" de Allison, bem nu electro, cuja versão "limpa" está no "We Are Science".
Outra peça importante no novo álbum, como também foi no seu primeiro solo "Afterglow" (Heavenly, 1999), é o produtor e engenheiro de som Tim Holmes, parte vital do duo de big beat Death In Vegas. As fotos computadorizadas em nuances avermelhadas da capa do CD e do encarte do álbum de Allison são da outra metade do Death In Vegas, Richard Fearless.
A faixa "Lover" é uma poética (ode) composição para o seu amante, questionando o que é o amor e o que significa. É lindo e é puro Cocteau Twins.
Dot Allison está atualmente em turnê apresentando um repertório que inclui músicas de seus três álbuns em versões acústicas, abrindo para os ingleses do Saint Etienne. Tem tudo a ver.
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Dot Allison na Rádio UOL
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Mantra