Rodrigo Silveira
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Jan Fjeld
O norte americano Bill Laswell é um arquiteto sônico, um prolífico produtor, músico experimental e pesquisador musical que transita em todos os gêneros da música contemporânea. Sua predileção é pelo mundo do oriente, dos sons misteriosos, pelo dub e pelo seu instrumento, o contrabaixo.
Suas principais qualidades são transformar o intangível em algo palpável, ou combinar elementos aparentemente muito diferentes entre si para criar algo sonoramente coeso, interessante e surpreendente - sempre ampliando os horizontes do universo pop.
Laswell copia e cola sons e ritmos no melhor estilo de
Terry Riley e La Monte Young. Seu principal método de trabalho é a criação de loops que servem como base de canções. Pode ser uma linha de baixo, uma batida ou até mesmo uma nota, sobre a qual são colocadas camadas de outros elementos, sejam eles eletrônicos ou acústicos.
Segundo sua própria definição, Bill não faz música, mas sim cria paisagens sonoras. O desafio é sempre tirar da intuição e da arbitrariedade algo que faça sentido. Muitas vezes, a idéia, o conceito, é mais atraente do que o resultado.
No sentido comercial, os melhores resultados vieram de suas colaborações com Mick Jagger,
Brian Eno, David Byrne, Laurie Anderson e Herbie Hancock, cujo álbum "Sound System" rendeu um Grammy de produção para Laswell em 1984.
No quesito vanguarda e experimentalismo, os projetos mais interessantes são com o grupo
Material - que enfatizam o baixo e o dub, com músicos e instrumentistas indianos-, construções em estilo ambient e seus remixes.
Desde suas primeiras incursões, no final dos anos 70, com o grupo de rock experimental The New York Gong, e, na seqüência, no funk punk de Material, Laswell tem criado memoráveis e importantes construções musicais que vão do ambient, dub, hip-hop e rock, até colaborações com os melhores tocadores de tabla da Índia, como
Zakir Hussain. Seu currículo tem até uma colaboração com Carlinhos Brown, Herbie Hancock e Olodum, juntos, chamada "Bahia Black - Ritual Beating System".
A sua faixa mais conhecida, "Rockit", incluída no disco "Future Shock" de Herbie Hancock, é seminal para a cultura de DJs e techno heads. Laswell a produziu em 1983 e também tocou nessa colagem com a sua linha de baixo staccato e "scratches" do DJ Dst.
Laswell e Dst entraram juntos no estúdio, e inventaram algumas batidas eletrônicas e linhas de baixo em algumas horas. Hancock ouviu, tocou durante cinco minutos sobre a base de loops e devolveu para Laswell "copiar e colar". Laswell disse certa vez em uma entrevista que Hancock não tinha a menor idéia do que estava acontecendo.
São inúmeros os lançamentos com Material, mas vale mencionar o "One Down" de 1982, que tem uma extensa lista de colaboradores como uma cantora sensacional, desconhecida na época, chamada Whitney Houston.
Outra cantora -também sensacional e não tão desconhecida- chamada
Nona Hendryx também participa. É um verdadeiro ataque no melhor estilo punk, embora o sensação seja de um estranho disco com o baixo pesado de Laswell em primeiro plano, sopros funkeados e muitas guitarras (incluindo a de Nile Rodgers).
Outro disco que merece destaque, além de mais acessível e belo, é "Seven Souls", de 1989. O disco foi feito sobre textos declamados pelo guru beat William S. Burroughs. Na faixa título, sua voz rouca e embaçada explica como os egípcios encaram a morte, acompanhada de uma batida na bateria quase ragga de Sly Dunbar.
O épico e perturbador
"The Road to the Western Lands", de 1998, traz três faixas de "Seven Souls" remixadas e eletronicamente trabalhadas. Conta com colaborações de Spring Heel Jack, artista de vanguarda de drum'n'bass, Talvin Singh, DJ Olive e até do produtor brasileiro Carlos Slinger, o DJ Soul Slinger.
Com o também baixista
Jah Wobble, Bill Laswell traz o baixo para o primeiro plano. Em "Radioaxiom, a dub transmission", de 2001, uma pulsante textura de dub com elementos melódicos de sopros improvisa por cima do fundo maciço de baixo que sempre muda. Aqui ele é acompanhado mais uma vez da bateria de Sly Dunbar e da tabla de Karsh Kale. O som é espacial, alucinante.
Alucinante é também a melhor descrição do "Tabla Beat Science, Tala Matrix", uma colaboração com Talvin Sing, Karsh Kale, Zakir Hussain e Ustad Sultan Khan (http://www.uol.com.br/musica/rapidas/pulso/ult703u20.jhtm), lançado em 2000. Neste, alguns dos melhores instrumentistas indianos tocam junto com loops de batidas e baixo pré-gravados, para formar texturas e construções inesperadas e cheias de estranheza.
Mas Laswell vai além das improvisações. Fez dois CDs em que desconstrói clássicos de Bob Marley e Miles Davis. Em "Dreams of Freedom, Ambient Translations of Bob Marley in Dub", Laswell, junto com Chris Blackwell, transformou e picotou alguns dos clássicos de Marley com linhas vocais dos I Threes, em extensos arpejos e ambientações espaciais, sempre com muito baixo.
Já em "Panthalassa: The Music of Miles Davis (1969-1974)", Laswell teve a audácia de trabalhar composições da fase eletrificada e muito criticada de Miles Davis, de 1969 a 1974, num ambiente de funk pesado e dub. Fiel ao clima intimista e à compaixão das músicas originais, Laswell manteve o experimentalismo eletrônico que era, na época, o elemento novo na música do trompetista, e criou uma homenagem imponente ao lirismo e introspecção de Davis.
Bill também sonorizou leituras de outro ícone da contra-cultura: o escritor
Paul Bowles em "Baptism of Solitude", gravado em 1994 na casa de Bowls em Tânger, Marrocos. Laswell criou elegantes ambientações para as palavras de Bowles e os lançou por seu selo
Meta.
Nem o próprio Bill Laswell sabe em quantos discos ou produções ele colaborou, embora não seja exagero afirmar que é lançada, pelo menos, uma produção sua por mês do ano. "The hardest working man in show business" ("O maior trabalhador do showbiz"), como reza a lenda, não é James Brown mas sim Bill Laswell.
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Discografia:
» Bill Laswell -
Imaginary Cuba» Bill Laswell -
Nirvana (Trilha Sonora)» Excursions La Ambience -
The Second Orbit» Excursions In Ambience -
The Third Dimension» Laswell -
Future 2 Future