UOL Música

Publicidade

30/10/2006 - 14h54
Roy Hargrove entusiasma no melhor show do Tim Festival em SP




Por Vinicius Mesquita

SÃO PAULO (Reuters) - A organização do Tim Festival lutou para que as três apresentações de domingo no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, não demorassem tanto para terminar quanto às de sexta-feira e sábado. Deu certo, para azar do espectador, que só pôde acompanhar o melhor show da edição 2006, realizado pelo quinteto do trompetista Roy Hargrove, por pouco mais de 45 minutos.

No domingo, a jornada musical teve quatro horas de duração contra as seis horas dos dois dias anteriores.

Hargrove mostrou as músicas de seu mais novo trabalho, registrado no álbum "Nothing Serious" (2006), o primeiro dedicado exclusivamente ao jazz após cinco anos. O quinteto iniciou o espetáculo com duas composições do próprio Hargrove: "The Gift", com as texturas do hardbop dos anos 1960, e "Trust", uma balada conduzida pelo seu flugelhorn.

Em uma pequena pausa para o jazz, o trompetista apresentou uma versão para os grooves de "Can't Stop", faixa do álbum "Distractions", trabalho reservado somente para as experiências com o funk instrumental, a soul music e o hip hop, lançado simultaneamente com "Nothing Serious". Foi o suficiente para que as pessoas do auditório começassem a balançar o corpo, apesar de estarem sentados comportadamente em cadeiras numeradas.

Na sequência, o grupo expôs "Camaraderie", outra obra do estudioso Hargrove, dessa vez sob influência da última fase dissonante do saxofonista John Coltrane e dos primeiros passos free do saxofonista Ornette Coleman.

Depois da execução do standard "Fools Rush In", o público pôde finalmente sentir ao vivo a vibração do jazz caribenho de "Nothing Serious", música composta pelo guitarrista venezuelano Leo Quintero e enriquecida pelo arranjo de Hargrove. Foi o fim. No bis, com apenas três minutos de duração, apareceu o clássico "Invitation", de Paul Francis Webster e Bronislau Kaper. Hargrove, sempre discreto, agradeceu às palmas da platéia apenas curvando o corpo.

Após um intervalo reduzido a menos de dez minutos, o quarteto do baixista Charlie Haden teve disposição para subir ao palco e manter animado um público que ainda estava contagiado com a vibração de Hargrove.

"Eu amo o Brasil e especialmente eu amo a cidade de São Paulo", disse Haden, baixista que fez parte da criação do free jazz no final dos anos 1950 ao lado de Ornette Coleman. Com a presença marcante do saxofonista Ernie Watts, o grupo tocou músicas como "The Good Life" e "Passport", essa última de Charlie Parker, além de "Lonely Woman", peça fundamental do disco de Coleman de 1959, "The Shape Of Jazz To Come".

"Vocês são pessoas que escutam. E vocês escutam coisas boas", disse Haden.

"O mundo precisa de mais pessoas como vocês. Porque só quem tem condições de escutar coisas boas pode melhorar esse mundo. Dedico esse show a vocês e à paz mundial", disse o baixista.

ABERTURA

O show que abriu a noite de domingo foi realizado pelo trio do pianista brasileiro André Mehmari, uma das revelações da música instrumental brasileira. Ao lado do baixista Zé Alexandre Carvalho e do baterista Sérgio Reze, Mehmari apresentou algumas de suas composições, como "Veredas" e "Lachrimae", e versões para "Chovendo na Roseira", de Tom Jobim, e "Penny Lane", de John Lennon e Paul MacCartney. A grande surpresa, porém, foi a participação especial da cantora Ná Ozzetti, com uma versão para "'Round Midnight", o clássico de Thelonious Monk, batizada como "Planalto Sampa".

NOTÍCIAS DO TIM FESTIVAL  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/11/2006

17h42- Karen O fala de Patti Smith e de como preparou o show do Yeah Yeah Yeahs no Brasil

16h46- Veja fotos dos shows de Beastie Boys, Yeah Yeah Yeahs e DJ Shadow no Tim Festival de Curitiba

15h26- Em noite fria e chuvosa, Ad-Rock, dos Beastie Boys, faz 40 anos no Tim Festival em Curitiba

31/10/2006

20h49- "Metrópolis": Veja a repercussão do show de Ahmad Jamal e Herbie Hancock

14h43- Veja trecho do show do TV on The Radio em São Paulo

14h43- Mombojó toca "O Mais Vendido" no Tim paulistano; assista

12h43- Duo Daft Punk faz a festa em São Paulo

12h40- Charlie Haden encerra Tim com show inesquecível

11h05- Tim Festival teve noite de rappers e Caetano Veloso

30/10/2006

21h04- Marcelo Negromonte, editor do UOL Música, faz balanço do Tim Festival

Mais Notícias