Maria Rita foi a grande vencedora brasileira do Grammy Latino. A cantora, que concorria em quatro categorias da premiação, por seu álbum de estréia, ganhou nesta quarta-feira (1º) o prêmio de revelação do ano, o troféu de melhor disco de MPB e ainda recebeu, em nome de Milton Nascimento, o prêmio de melhor música brasileira, por "A Festa", composta pelo especialmente para ela. Maria Rita foi a única artista brasileira a ganhar um Grammy Latino nas categorias gerais, este ano.
"Quando eu era pequena, costuma ver os 'Grammys' com minha família e nós todos sabíamos como isso era importante para todos os artistas envolvidos. E agora eu sou um deles! Obrigada, muito obrigada", disse Maria Rita, em inglês, ao receber o prêmio de melhor álbum de música popular brasileira (MPB) por seu primeiro disco, que leva seu nome.
Nas categorias principais do Grammy Latino, a cantora concorria ainda ao prêmio de gravação do ano, que foi para Alejandro Sanz.
Sanz recebeu ainda os prestigiosos prêmios de canção do ano, por "No Es Lo Mismo", e de vocal pop masculino, pelo disco de mesmo nome.
O disco do cantore espanhol faturpou ainda o prêmio técnico de melhor engenharia de gravação.
Na noite de entrega do Grammy Latino, algumas premiações --como as específicas para a música brasileira-- foram anunciadas antes da cerimônia principal, marcada para as 22h (horário de Brasília) em Los Angeles.
Na categoria produtor do ano, na qual o brasileiro Tom Capone competia, quem ganhou foi Javier Limón, que produziu, entre outros, os discos "Cositas Buenas", de Paco De Lucía, e "Lágrimas Negras", de Bebo Valdés e Diego El Cigala.
Capone, que concorria a cinco prêmios e era o brasileiro com maior número de indicações na história do Grammy Latino, não levou nenhum troféu.
Na categoria melhor álbum instrumental, que ganhou foi o músico sino-francês Yo-Yo Ma, pelo disco "Obrigado Brazil Live In Concert".
(Com informações da Reuters)