Topo

Após críticas, Taylor Swift oferece álbum de forma exclusiva na Apple

De Nova York (Estados Unidos)

25/06/2015 19h04

A cantora norte-americana Taylor Swift, que bateu de frente com a Apple recentemente quando ameaçou boicotar o serviço de música online do grupo de Steve Jobs, ofereceu nesta quinta-feira à empresa divulgar todo seu álbum "1989" em streaming de forma exclusiva.

"É a primeira vez que me parece que oferecer meu álbum por streaming é o correto. Obrigada por ter mudado de visão, Apple", escreveu a cantora de 25 anos, alguns dias após ter criticado a empresa.

A polêmica ocorreu em torno do novo serviço de streaming Apple Music, que será lançado em 30 de junho. A empresa havia proposto um período de teste gratuito de três meses e havia anunciado que não remuneraria os artistas durante este período.

Em questão de horas, a jovem cantora fez com que a Apple mudasse sua política ao escrever de maneira direta: "Três meses é muito tempo sem cobrar e é injusto pedir a alguém que trabalhe ser receber nada". Ela disse ainda: "Não pedimos iPhones grátis. Não nos peçam nossas músicas sem sermos compensados".

Depois que a Apple disse que voltava atrás e decidiu pagar os direitos de autor aos artistas durante os meses de teste, Taylor Swift propôs colocar seu álbum "1989" na Apple Music.

Normalmente, Swift divulga sua música em streaming em plataformas rivais como Google Play ou Tidal.

Quinto álbum da carreira da cantora, que faz referência ao ano em que nasceu, "1989" já está disponível em CD ou no iTunes (site de venda de música de Apple) e foi o álbum mais vendido nos Estados Unidos desde 2002.