Topo

Depois de 2 anos, Red Hot Chili Peppers faz show para 40 mil pessoas no Rio

Ana Paula Chain

Do Rio de Janeiro

10/11/2013 08h36

O Red Hot Chilli Peppers, que completou 30 anos de estrada em 2013, reuniu gerações de fãs e levantou uma plateia de 40 mil pessoas na noite deste sábado, no Rio de Janeiro, no terceiro e último show da turnê "I'm With You" no Brasil -- a banda também tocou em Belo Horizonte e São Paulo.

A apresentação de ontem, a principal da programação do festival Circuito Banco do Brasil na cidade, foi precedida pelas de Raimundos, Titãs e Yeah Yeah Yeahs no palco principal.

Anthony Kiedis (vocais), Flea (baixo), Chad Smith (bateria) e Josh Klinghoffer (guitarra) pisaram o palco como se tivessem acabado de sair de uma jaula; pulando e gritando deram tudo de si, sem deixar dúvidas de que estão em plena forma.

A banda abriu o show do Circuito Banco do Brasil, no Rio, com "Can't Stop", do álbum "By the Way" (2002) e levou o público à loucura. Na sequência, a banda da Califórnia tocou outros clássicos como "Dani California" e "Otherside", músicas entoadas em coro pela plateia carioca.

O baixista Flea, com muita presença de palco, assim como o vocalista Anthony Kiedis, declarou mais uma vez seu amor pelo Brasil e pelos cariocas. "Amor, amor, amor. Não podíamos estar mais apaixonados", disse.

"Factory of Faith", "Snow", "Universally Speaking", "I Like Dirt", "The Adventures of Raindance Maggie", "Blood Sugar Sex Magik", "Under the Bridge", "Did I Let Know", "Californication", "By the Way", "Suck My Kiss" e "Higher Ground" - música de Stevie Wonder regravada pelo Red Hot - também fizeram parte da setlist.

Flea fez questão de agradecer pelo show da Yeah Yeah Yeahs e Raimundos, que se apresentaram antes.

Após "By the Way", a banda deixou o palco por alguns minutos e as luzes apagadas deixaram o público inquieto. Depois de palmas e gritos, alguns fãs já haviam começado a deixar o local quando Anthony Kieds (vocal), Flea, Chad Smith (bateria) e Josh Klighoffer (guitarra) voltaram para o bis.

Assim que a banda subiu novamente ao palco, provando que o show ainda não tinha terminado, a plateia começou a gritar "Mengo", em referência ao que aconteceu com o baterista da banda durante a visita ao Brasil.

Durante um evento em Belo Horizonte, Chad Smith recebeu uma camisa do Flamengo e simulou utilizá-la como papel higiênico, o que gerou polêmica após a divulgação do vídeo na internet.

Por isso, neste sábado, o músico visitou a sede do clube carioca, na Gávea, e vestiu a camisa para posar com os jogadores e se desculpar oficialmente.

Nenhum dos integrantes da banda respondeu ao grito dos fãs, e o show continuou. "Meet me at the Corner", a penúltima música, causou um certo desânimo na plateia, que voltou a vibrar no encerramento ao som de "Give it Away".

 

Mais cedo

O cantor Rodrigo Amarante abriu o festival às 16h20, quando o Parque dos Atletas estava longe da lotação máxima. Ele se apresentou no segundo palco e contou com a participação de Tom Zé. O setlist incluiu também faixas de seu novo álbum, "Cavalo", recém-lançado.

Depois os Detonautas tocaram no mesmo palco, antes de os Raimundos abrirem o palco principal às 18h20, com um show que não deixou ninguém parado.

O vocalista mencionou o episódio de Chad Smith com a camisa do Flamengo e pediu que alguém da plateia desse para o baterista uma camisa do Atlético Mineiro para que ele repetisse o gesto.

Em seguida, a banda Scracho se apresentou no palco secundário e Titãs no principal. Às 21h30 começou o show do Yeah Yeah Yeahs, que esquentou o público para a entrada do Red Hot às 23h20.

O Circuito Banco do Brasil foi divido nas etapas Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, com diferentes atrações.

As duas últimas serão realizadas nos dias 7 e 14 de dezembro, respectivamente.