Topo

Igrejas de Liverpool se transformam em palco para homenagear Beatles

Liverpool (Reino Unido)

28/08/2015 17h29

Os Beatles são encarados como uma religião por muita gente, e essa relação entre a obra da banda mais bem-sucedida da história da música e as "forças superiores" passa a ter um novo capítulo a partir desta sexta-feira (28), quando duas antigas Igrejas de Liverpool recebem shows em homenagem aos Fab Four.

As apresentações acontecem durante a edição deste ano do International Beatleweek, festival de música que reúne dezenas de bandas sendo sete delas brasileiras e milhares de fãs na cidade Natal de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

O primeiro palco "abençoado" a receber a música dos Beatles será a Igreja de São Lucas, uma edificação datada do começo do Século XIX e que foi testemunha e personagem de alguns dos momentos mais marcantes da história de Liverpool. Bombardeada pelos alemães em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, somente sua estrutura permaneceu de pé.

Mas em vez de derrubar as ruínas e construir um novo edifício no local, a comunidade de Liverpool optou por transformá-la num centro cultural. Conhecida pela comunidade local como "A Igreja Bombardeada", a Igreja de São Lucas mantém-se aberta à cultura graças ao trabalho árduo dos filhos de Liverpool, inclusive de um dos seus mais ilustres.

No ano passado, Paul McCartney fez campanha para arrecadar fundos para que o espaço continue funcionando. "O povo de Liverpool deve fazer tudo que estiver a seu alcance para manter aberto um lugar que encoraja os moradores a se expressar", argumenta o beatle.

Esse papel de bom samaritano tem acompanhado a relação entre McCartney e sua cidade Natal. O eterno baixista dos Beatles com frequência se engaja em campanhas beneficentes, por isso nada mais justo que ele próprio receba uma homenagem especial na Beatleweek. E ela acontecerá, mas na outra Igreja que servirá de palco durante a edição deste ano do festival.

No sábado, o show especial "Wings Over Alma De Cuba" terá uma série de artistas a retratar a carreira de McCartney na banda Wings, que ele formou após o fim dos Beatles. O espetáculo acontece numa antiga Igreja transformada em restaurante no coração de Liverpool.

Fundada em 1788, a então Igreja de São Pedro serviu como instituição católica por quase 200 anos. Quando foi fechada, em 1978, era a Igreja Católica sobrevivente mais antiga da cidade dos Beatles.

Convertida no restaurante Alma De Cuba, mantém sua estrutura original e receberá diversas bandas em seu altar/palco, duas delas brasileiras: Blue Beetles, do Rio de Janeiro, e The Yesterday's, de Belo Horizonte.

"Tocar num altar transformado em palco é algo inacreditável, e diz muito sobre o quanto é especial participar e estar presente na Beatleweek em Liverpool. Esperamos que este altar nos traga bons fluidos", diz o carioca Danilo Fiani, da Blue Beetles.

O International Beatle Week também conta este ano com os grupos 3 Of Us (Belo Horizonte), Calangles Rock Band (Rio de Janeiro), BGirls (Campinas) e Clube Big Beatles (Espírito Santo), além da banda Starclubbers, que tem integrantes espalhados por Inglaterra, Holanda, Alemanha e o Brasil.

O festival reúne grupos musicais de 20 nacionalidades e atrai a Liverpool milhares de fãs dos Beatles, de aproximadamente 40 países.