Topo

Rolling Stones e Bob Dylan são celebrados com mostras fotográficas em Londres

Imagens das exposições "Rip This Joint: The Rolling Stones 1972" e "Photographs of Bob Dylan" - Jim Marshall e Daniel Kramer
Imagens das exposições "Rip This Joint: The Rolling Stones 1972" e "Photographs of Bob Dylan" Imagem: Jim Marshall e Daniel Kramer

Helena Alves

Da BR Press, em Londres

16/11/2012 00h37

Dois nomes fundamentais na música pop mundial são temas de mostras fotográficas em Londres, na Inglaterra. Os Rolling Stones, banda que recentemente completou 50 anos, e o bardo Bob Dylan são celebrados em exposições que retratam turnês e anos de estrada.

Apresentada no British Music Experience, com curadoria do Grammy Museum, a exposição "Rip This Joint: The Rolling Stones 1972" reúne fotografias de Jim Marshall feitas para a revista Life durante a turnê do disco "Exile on Main Street".

Entre as 50 imagens reunidas, algumas são inéditas e outras foram publicadas no recém-lançado livro "The Rolling Stones 1972" (Chronicle, 167 πágs., US$ 24.95).  A Marshall, que morreu em março de 2010, aos 74 anos, foi dado total acesso aos bastidores. Ele é considerado um dos papas da fotografia musical.

Vale lembrar que outro fotógrafo, Robert Frank, autor da capa de "Exile on Main Street", foi contratado para filmar a turnê, mas o resultado foi tão "impróprio" que a banda teve de processá-lo para evitar que as imagens vazassem.

Nas palavras de Harvey Goldsmith, que promoveu shows dos Stones e outras bandas, trata-se de “um tributo a alguns dos maiores artistas dos nossos tempos”.

Confiança

Marshall disse que os artistas sabiam que ele nunca iria retratá-los falsamente. Ele apenas captava as imagens e mantinha-se fiel a elas e ao espírito do objeto retrato. “Não quero que as pessoas olhem para as fotos e pensem em mim, mas que antes pensem ‘que grande foto do Mick Jagger’.”

Não faltam grandes fotos de Jagger. Mas Keith Richards também é captado em raros momentos, como no clique em que adormece como uma criança, enquanto ensaiava num estúdio, em Los Angeles.

Para o curador do British Music Experience, Paul Lilley, as fotos "transcendem os bastidores de uma turnê sem precedentes, e revelam mudanças na indústria cultural, no comércio da música como um produto que unia idolatria, comportamento, estilo de vida, encenação e todo um circo para a mídia".

Bob Dylan

"Photographs of Bob Dylan", por sua vez, reúne fotos feitas por Daniel Kramer durante turnê do bardo, entre 1964 e 1965. Kramer registra a metamorfose do artista de trovador folk a ícone do rock 'n' roll.

A revista Rolling Stone chama Kramer de "o fotógrafo mais associado a Dylan" e não é difícil saber por quê. As fotos de Dylan não revelam somente um astro em ascensão, mas estabeleceram padrões para retratos de rock.

Serviço

Ingressos para ambas as mostras:  £12 (adultos), £6 (concessões especiais), £8 (estudantes) à venda em www.britishmusicexperience.com

Visitação: Segunda a domingo, das 11h às 19h30 (limite para entrada às 18h30). Até fevereiro de 2013.