Topo

Último dia do Festival Back2Black teve a musa Santigold e Gal Costa imitando Tim Maia

Gal Costa se apresenta no último dia do festival Back2Black, no Rio de Janeiro (25/11/12) - Foto Rio News
Gal Costa se apresenta no último dia do festival Back2Black, no Rio de Janeiro (25/11/12) Imagem: Foto Rio News

Debora Pill

Do UOL, no Rio

26/11/2012 07h56

Após dois dias de festa na Estação Leopoldina, no centro do Rio de Janeiro, chegou ao fim no domingo (25) a quarta edição do Festival Back2Black. A grande atração da noite foi a compositora, produtora e cantora Santi White, mais conhecida pelo nome artístico Santigold. Gal Costa reuniu o maior público do dia e cantou sucessos como "Divino Maravilhoso", "Barato Total", "Baby" e "Vapor Barato". O destaque foi  a versão de Gal para a música "Um Dia De Domingo", em que ela diverte o público imitando a voz grave e inconfundível de Tim Maia.

A abertura do terceiro dia do festival ficou por conta da cantora e compositora paraense Dona Onete, 73 anos, que apresentou as músicas de seu álbum de estreia, "Feitiço Caboclo". Acompanhada de músicos liderados pelo respeitado guitarrista Pio Lobato – responsável pela reinvenção da guitarrada em Belém – Dona Onete pôs o público presente para balançar ao som de carimbós, boleros e sucessos como "Amor Brejeiro" e "Tambor do Norte".

Na sequência, foi a vez de Gal Costa abrir o palco principal. Músicas de seu último álbum "Recanto" - o trigésimo da cantora, lançado no final de 2011 –  foram acompanhadas por parte do público, como "Neguinho" e "Autotune Autoerótico". O trio formado por Domenico Lancellotti (bateria e MPC), Pedro Baby (guitarra e violão) e Bruno Di Lullo (baixo) misturou sonoridades experimentais, rock e programações eletrônicas. 

A cantora Daúde subiu ao palco enquanto Gal ainda se apresentava no principal e contou com uma parcela menor de público, pelo menos até a metade de seu show. A baiana apresentou músicas de seus quatro discos – incluindo sua versão de "Pata Pata", de Miriam Makeba, celebrada pelo público presente - e também experimentou canções de seu próximo álbum, que será lançado no primeiro semestre do ano que vem.

Enquanto isso, no palco principal, a compositora, cantora e guitarrista do Mali Fatoumata Diawara – mais conhecida como "Fatou" - apresentou músicas de seus dois discos lançados. A sonoridade leve de seu violão acústico e sua voz afinada encantaram parte do público, que já era visivelmente menor em relação ao show anterior (da Gal). Mesmo assim, alguns fãs fiéis cantavam junto suas canções e, ao final do show, a aguardavam para autografar seus discos.

O DJ Sany Pitbull prestou homenagem aos 70 anos de vida e 50 de carreira do rei brasileiro da Black Music Gerson King Combo. Sany apresentou o show Black & White Sound System, onde reuniu o próprio Gerson e a banda AfroReggae em formação especial com 10 músicos – sendo seis percussionistas e quatro violinistas. "Rational Culture", do mestre Tim Maia, foi uma das músicas preferidas pelo público.

A compositora, produtora e cantora Santi White, mais conhecida pelo nome artístico Santigold, voltou a encher o palco principal com fãs que dançavam, vibravam e cantavam praticamente todas as músicas. O repertório foi baseado em seus dois discos lançados: "Santogold", de 2008 e "Master of My Make-Believe", que saiu em abril desse ano. Com ótimas bases, boa coreografia e voz hipnotizante, Santigold encantou o público presente e fechou a noite muito bem acompanhada: no meio do show, convidou cerca de 20 pessoas do público a subir no palco e dançar a seu lado.