Topo

Músico Ravi Shankar, pai de Norah Jones, receberá homenagem póstuma do Grammy

Músico Ravi Shankar - EFE/SANDRO CAMPARDO
Músico Ravi Shankar Imagem: EFE/SANDRO CAMPARDO

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 09h59

O citarista indiano Ravi Shankar receberá uma homenagem póstuma na cerimônia do Grammy, que se realiza no dia 10 de fevereiro. As informações são do site NME.

O músico, pai da cantora Norah Jones, morreu na noite desta terça-feira (11), em San Diego. Shankar padecia desde o último ano de problemas respiratórios e cardíacos, uma condição que o levou a submeter-se na quinta-feira passada a uma intervenção cirúrgica para substituir uma válvula cardíaca.

O Presidente da Record Academy, Neil Portnow, comunicou que Shakar já havia sido informado que receberia o Lifetime Achievement do Grammwy 2013."Ele ficou tão comovido com a notícia que nos convidou para visitá-lo em sua casa. Nós perdemos um inovador e excepcional talento e um verdadeiro embaixador da música".

Norah Jones cancela shows no Brasil
A morte de Shankar fez com que Norah Jones cancelasse os shows que faria em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro em dezembro. A informação foi divulgada em sua página no Facebook (www.facebook.com/norahjones) nesta quarta-feira (12).

Na rede social, Jones postou a seguinte mensagem: "Eu fiz a difícil decisão de cancelar o restante das datas turnê agendada no Brasil a fim de estar com minha família depois que meu pai morreu. Sua falta será muito sentida. Espero que meus fãs brasileiros irão compreender e aceitar minhas desculpas sinceras para os cancelamentos. Espero estar de volta ao Brasil novamente em breve."

Ícone da contracultura
Shankar se tornou um ícone do movimento hippie ao colaborar com os Beatles na década de 1960 e difundiu a influência indiana na música ocidental. Ele esteve em Woodstock em 1969 e participou do álbum de 1971 de George Harrison "Concert for Bangladesh". Ele foi nomeado para um Grammy de 2013.

Autoridades indianas classificaram Shankar como "um tesouro nacional" ao confirmar a morte do músico à agência AP. Descrito por George Harrison como "o padrinho da World Music", Shankar difundiu a milhões de fãs de música clássica, jazz e rock a tradição antiquíssima da música indiana.

Harrison aprendeu com Shankar a dominar a cítara, instrumento de cordas tradicional da Índia, em sua casa na Inglaterra e depois em Kashmir e na Califórnia. Harrison tocaria o instrumento em músicas como "Within You Without You" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

Shankar se tornou um ícone da contracultura e tocou com diversos astros do rock e em festivais como Monterey Pop Festival e Woodstock.