Topo

Música


Série do UOL celebra os 50 anos da beatlemania e do lançamento de "Please, Please Me"

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 07h10

Estreia nesta sexta-feira (15) no UOL o "Especial Beatles - 50 Anos de Beatlemania". O material celebra os 50 anos do lançamento do primeiro álbum dos quatro rapazes de Liverpool, "Please, Please Me" (1963). O UOL produziu uma série de programas em vídeo, dividida em quatro edições, em que mostra a banda cover ZoomBeatles interpretando o álbum na íntegra, com instrumentos e equipamentos de época para reproduzir a sonoridade original de 1963.

Para destacar a importância do álbum, artistas que viveram a explosão dos Beatles no início dos anos 1960 relembram os fatos. Caetano Veloso, Ronnie Von, Cauby Peixoto, Ritchie, Renato Barros (do grupo Renato & Seus Blue Caps) e Lilian Knapp (da dupla Leno & Lillian) contam como foi o impacto do surgimento do grupo inglês na cultura da época e em suas vidas.

A série em vídeo foi gravada em HD e presta uma homenagem ao célebre "Rooftop Concert", clássico show dos Beatles gravado no telhado da gravadora Apple, em Londres. As datas de lançamento são:

15/03 - Parte 1: Impacto
18/03 - Parte 2: Influências
20/03 - Parte 3: Beatlemania
22/03 - Parte 4: Legado

"Please, Please Me"
Lançado em 22 de março de 1963, "Please, Please Me" surgiu na sequência do sucesso do single homônimo, o primeiro dos Beatles a alcançar o primeiro lugar nas paradas britânicas. Era o início oficial da chamada beatlemania.

Gravado e mixado ao vivo nos estúdios Abbey Road em menos de 10 horas, "Please, Please Me" traz clássicos como "I Saw Her Standing There", "Love Me Do", "Do You Want To Know a Secret", "Twist And Shout" e a faixa-título. Como todos os álbuns de estúdio da banda, chegou ao primeiro lugar das paradas logo após o lançamento.

Sob o comando do produtor George Martin, a gravação procurou reproduzir a sonoridade dos shows dos Beatles no lendário Cavern Club, em Liverpool. As faixas misturavam algumas das melhores composições de Lennon & McCartney e covers que ilustravam bem as influências que guiavam a banda na época.