Topo

"Depois dos Beatles, o 'tio Ronnie', virou Ronnie Von", diz o cantor da Jovem Guarda

Do UOL, em São Paulo

18/03/2013 09h03

Cinquenta anos após o lançamento de "Please, Please Me", primeiro álbum dos Beatles, artistas consagrados da música brasileira relembram como a sonoridade do disco influenciou vida e obra de cada um.

No segundo vídeo da série "Especial Beatles - 50 Anos de Beatlemania", produzida pelo UOL, desde a maneira de se vestir até a forma de compor, os entrevistados reiteram sua admiração por tudo que os Beatles fizeram e alguns vão até mais longe e mostram uma imensa gratidão. "Depois dos Beatles, o 'tio Ronnie', virou Ronnie Von", conta o príncipe da Jovem Guarda.

Além de Ronnie Von, o segundo episódio traz depoimentos de Cauby Peixoto, Odair José, Renato Barros (Renato e Seus Blue Caps), Ritchie e Lilian Knapp (Leno e Lilian). A cantora lembra que as meninas, na época, imitavam até as características das londrinas. "A gente passava ferro [no cabelo], na tábua de passar, para ficar bem lisinho. Era influência total".

Dividida em quatro edições, a série mostra ainda a banda cover ZoomBeatles interpretando o álbum "Please, Please Me" na íntegra, com instrumentos e equipamentos de época para reproduzir a sonoridade original de 1963.  Entre as entrevistas os beatlemaníacos podem assistir a trechos dos clipes de "Chains", "Boys", "Ask Me Why" e "Please, Please Me" gravados pela banda Zoom Beatles no heliponto do prédio do UOL, em São Paulo.

O Especial continua na próxima quarta-feira (20) e traz mais relatos dos músicos falando sobre a beatlemania e loucuras que fizeram pelos Beatles.

A série em vídeo foi gravada em HD e presta uma homenagem ao célebre "Rooftop Concert", clássico show dos Beatles gravado no telhado da gravadora Apple, em Londres. As datas de lançamento são:

15/03 - Parte 1: Impacto
18/03 - Parte 2: Influências
20/03 - Parte 3: Beatlemania
22/03 - Parte 4: Legado

"Please, Please Me"
Lançado em 22 de março de 1963, "Please, Please Me" surgiu na sequência do sucesso do single homônimo, o primeiro dos Beatles a alcançar o primeiro lugar nas paradas britânicas. Era o início oficial da chamada beatlemania.

Gravado e mixado ao vivo nos estúdios Abbey Road em menos de 10 horas, "Please, Please Me" traz clássicos como "I Saw Her Standing There", "Love Me Do", "Do You Want To Know a Secret", "Twist And Shout" e a faixa-título. Como todos os álbuns de estúdio da banda, chegou ao primeiro lugar das paradas logo após o lançamento.

Sob o comando do produtor George Martin, a gravação procurou reproduzir a sonoridade dos shows dos Beatles no lendário Cavern Club, em Liverpool. As faixas misturavam algumas das melhores composições de Lennon & McCartney e covers que ilustravam bem as influências que guiavam a banda na época.