Topo

Suposto filho de Emílio vai a velório; amigos negam: " grande bobagem"

Rodrigo Teixeira

Do UOL, do Rio

21/03/2013 13h53


Um suposto filho de Emílio Santiago compareceu na manhã desta quinta-feira (21) no velório do cantor, na Câmara Municipal do Rio. Identificado como Aleksander Nunes, o homem teria sido impedido de entrar no saguão na noite de quarta-feira, e reapareceu nesta manhã com o que dizia ser uma ordem judicial.

A presença de Aleksander criou tumulto no velório. Ele e o secretário pessoal do cantor, Soca, chegaram a trocar farpas ao lado do caixão. "Perguntei para ele: 'você me conhece? Já me viu alguma vez?'. Ele respondeu que não e eu disse: 'nem eu'", contou Soca.

“Uma pessoa ter o descaramento de se apresentar como filho dele, com três ou quatro filhos. Quer dizer que ele (Emílio) já era avô e nem conhecia?”, questionou. “Ele quis pagar de sofredor na beira do caixão, tirando fotos. Nós não deixamos.”

Mais tarde, já no enterro, o amigo de Emílio, Evandro Jr., rechaçou a possibilidade da paternidade. "Isso é uma grande bobagem. Esse cara já entrou na mídia e já se promoveu. Com certeza, eu conheço a intimidade do Emílio há 30 anos e se tivesse acontecido, eu saberia", criticou Evandro. "A gente já discutiu outras coisas mais sérias. Uma bobagem dessa não faz sentido".

Questionado se Emílio teria ajudado o suposto filho, se a paternidade fosse comprovada, Evandro comentou:  "Emílio ajudava muito as pessoas, ele ajudava muito os gays. O Emílio era uma bandeira da diversidade".

O cantor Agnaldo Timóteo afirmou que duvida que o rapaz seja realmente filho do amigo.

"Eu já fui várias vezes apresentado como pai de duas meninas. Como é que eu poderia ser? A mesma coisa eu digo do Emílio. Nossos caminhos eram outros. Nós temos essa dádiva divina de poder amar quem queiramos", afirmou. "Ele pode ter tido um dia de loucura e ter ficado com a mãe desse garoto."

A advogada de Emílio Santiago disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Emílio Santiago foi enterrado às 12h20 no Cemitério Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, com homenagens, orações e música. Ele não resistiu às complicações de quadro clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico -- quando falta circulação de sangue no cérebro -- e na quarta-feira (20) às 6h30, no hospital Samaritano, na capital fluminense, onde estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o dia 7 de março.

A missa de sétimo dia do cantor está marcada para a próxima terça-feira (26), às 21h, na igreja Imaculada Conceição, em Botafogo.

 

Trajetória
Nascido no Rio de Janeiro em 6 de dezembro de 1946, Emílio Santiago era formado em Direito, mas o vício em ouvir Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e João Gilberto em casa falou mais alto. Com o incentivo de amigos, participou de festivais e concursos musicais, chegando a se apresentar no programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti.

A voz marcante, que embalava de baladas a sambas cheios de swing, conquistou críticos e fãs e o primeiro LP, com seu nome, foi lançado em 1975, com canções de Ivan Lins, João Donato e Nelson Cavaquinho.

O sucesso chegou ao cantor de vez em 1988, ao lançar o disco "Aquarela Brasileira", primeira parte de um projeto de sete volumes, dedicado exclusivamente à música brasileira. A série de gravações ganhou uma versão ao vivo, "O Melhor das Aquarelas Ao Vivo", em 2005.

O último disco de Emílio Santiago foi "Só Danço Samba (Ao Vivo)", lançado em 2012, junto com um DVD. O cantor estava com quatro shows programados para o mês de março: dia 13 em Campinas (SP), dia 16 na quadra da Portela, no Rio, e nos dias 22 e 23 na capital paulista.

Sua última aparição ao vivo foi no programa "Encontro com Fátima Bernardes", no dia 4 de março, onde cantou um de seus maiores sucessos, "Saigon".