Topo

Ainda na UTI, Netinho começa a fazer tratamento com fonoaudióloga para recuperar voz

Do UOL, em São Paulo

03/06/2013 17h23

Internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o dia 10 de maio, Netinho começou a fazer nesta segunda (3) tratamento com uma fonoaudióloga do hospital Sírio Libanês para recuperar a voz. As informações são da assessora do cantor Cris Freire.

Segundo o boletim médico divulgado neste domingo (2), Netinho está respirando sem ajuda de aparelhos e teve melhora do quadro neurológico. Logo após a evolução no estado de saúde do cantor, fãs publicaram no YouTube um vídeo de apoio, que mostra momentos importantes da carreira dele e mensagens de “Força Netinho”.  

Neste sábado, foi divulgado que a equipe médica que está cuidando do cantor restringiu a quantidade de visitantes que poderão entrar na UTI para evitar infecções.

A assessoria do hospital disse que este procedimento é padrão nesses casos. O cantor teve uma pequena hemorragia cerebral na última quarta-feira (30), a segunda em uma semana, e foi levado ao Centro Cirúrgico para lavagem de coágulos e troca de cateteres.

Internação em Salvador

No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Anabolizantes

De acordo com especialistas entrevistados pelo "Fantástico", da Globo, Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram sua saúde. Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há "prescrições médicas, de médicos fora da Bahia", com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, "é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito para ele para estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento".