Topo

PJ Harvey divulga música de protesto sobre prisioneiro de Guantánamo; ouça

A cantora PJ Harvey durante show no Primavera Sound Festival em maio de 2013 - Marta Pérez/EFE
A cantora PJ Harvey durante show no Primavera Sound Festival em maio de 2013 Imagem: Marta Pérez/EFE

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 08h40

A cantora PJ Harvey divulgou no fim de semana uma nova música, a primeira desde seu último disco, 'Let England Shake', em 2011. 'Shaker Aamer' é uma canção de protesto e fala sobre a situação de um cidadão britânico preso em Guantánamo desde 2002, que dá nome à música.

Após passar 11 anos detido, apesar de nunca ter sido oficialmente acusado de um crime, Shaker passou a fazer greve de fome. Ele chegou a ser liberado da prisão em 2007 e em 2009, épocas de lançamento de campanha presidencial de George W. Bush e Barack Obama, respectivamente.



Ao jornal britânico “The Guardian”, Clive Stafford Smith, advogado de Aamer, disse: "Esperamos que as pessoas ouçam a música e pensem sobre o sofrimento de Shaker Aamer: detido por 11 anos, sem acusação ou julgamento - apesar de ter sido liberado para lançamento (de campanhas) por Bush e Obama".

"O governo do Reino Unido deve fazer tudo o que puder para trazer Shaker volta para casa para sua esposa e filhos, em Londres, onde ele pertence. PJ Harvey escreveu uma canção maravilhosa. Sei que Shaker será profundamente tocado por ela, e eu só espero que, com o apoio do público, ele vai um dia ser capaz de ouvir (a canção) em liberdade", afirmou Clive.

PJ Harvey já sinalizou que vai lançar um novo disco em breve. Em 2011, no entanto, ela chegou a dizer que levaria 10 anos para estar “preparada” para um novo disco.