Topo

Fresno perde prêmio de artista global no EMA para cantora chinesa Chris Lee

A banda de Porto Alegre Fresno, que foi indicada na artista melhor artista global do EMA - John Thys/AFP
A banda de Porto Alegre Fresno, que foi indicada na artista melhor artista global do EMA Imagem: John Thys/AFP

Do UOL, de Sâo Paulo

10/11/2013 19h33

Indicada na categoria artista global, a banda brasileira Fresno perdeu neste domingo (10), em Amsterdã, o prêmio internacional para a cantora pop chinesa Chris Lee.

Também estavam na disputa Ahmed Soultan (Marrocos), Bednarek (Polônia), Cody Simpson (Austrália), EXO (Coreia do Sul), Justin Bieber (Canadá), Lena (Alemanha), Marco Mengoni (Itália) e One Direction (Inglaterra).

Formado em Porto Alegre, o Fresno  foi escolhida para representar a América Latina ano MTV Europe Music Awards. O grupo porto-alegrense venceu a votação nacional, e a segunda fase do concurso e representou no prêmio.

Nas últimas duas edições do prêmio, o Brasil foi representado na categoria pelo grupo Restart.

No total, foram 186 artistas de todo o mundo que disputaram por uma indicação durante seis semanas de votação. Entre o dia 1º e 8 de novembro, os fãs puderam votar no seu indicado favorito na categoria.

Há 14 anos de estrada, o Fresno é atualmente formado por Lucas Silveira, Mario Camelo, Thiago Guerra e Gustavo Mantovani. No fim de 2012, lançou seu sexto álbum, "Infinito", que marca a volta da banda ao mercado independente.

EMA 2013

A boyband britânica One Direction foi a grande vencedora do prêmio da MTV europeia, EMA 2013, que aconteceu neste domingo (10) em Amsterdam, na Holanda. O grupo venceu em duas categorias: melhor visual -- do vocalista Harry Styles – e melhor artista pop.

O grupo, no entanto, não compareceu ao evento, e agradeceu aos fãs que votaram na banda em um vídeo gravado previamente.

Com apresentação de Redfoo, do LMFAO, a 19° edição do MTV Europe Music Awards promoveu uma grande rave inspirada no espaço, com direito a lasers, pirotecnia e gritarias promovidas pelo músico. Ele, que trocou de roupa nove vezes, chegou a ficar de sunga no palco.

Como novidade, o EMA 2013 teve dois prêmios entregues ainda do tapete vermelho, no início da cerimônia. Harry Styles levou o de melhor visual, superando Justin Timberlake, Lady Gaga, Rihanna, enquanto a banda alemã Tokio Hotel ganhou o troféu de melhores fãs.

Um dos destaques da noite foi mais uma vez a cantora Miley Cyrus, que se apresentou duas vezes no palco da premiação europeia. Na primeira delas, a ex-Hannah Montana deu início à cerimônia rebolando e dançando de forma sensual vestida de astronauta, desta vez à frente de uma “anã intergaláctica”. Depois, com com um visual ressaltando suas formas e pernas, animou a plateia com o hit “Wrecking Ball”.

Além de Cyrus, os números musicais tiveram Bruno Mars, Robin Thicke, Kings of Leon, Snoop Dogg, Afrojack, Imagine Dragons, Icona Pop, The Killers e Katy Perry, que animaram a noite com seus hits.

Justin Timberlake, que liderou as indicações com três, incluindo o melhor clipe por "Mirrors", não faturou nenhum prêmio. O cantor não foi à Holanda. Entre os artistas vencedores, Beyoncé, Green Day e Avicii, além do One Direction, também não compareceram.

Homenagem

O rapper Eminem foi o homenageado no prêmio ícone global no European Music Awards, que fez um tributo à sua trajetória bem-sucedida no rap e pop desde os anos 1990. Ele também foi agraciado com o prêmio de melhor artista de hip-hop da noite.

“Isso é uma loucura. Antes de mais nada, quero agradecer a todos, durante todos esses anos, e à MTV Europa. Eu amo esta premiação”, disse ao ser entrevistado por Will Ferrell, na pele do personagem âncora de TV Ron Burgundy.