Topo

Valesca Popozuda fala em preconceito após ser chamada de pensadora em prova

Do UOL, em São Paulo

08/04/2014 10h01Atualizada em 08/04/2014 12h55

Valesca Popozuda usou seu perfil no Facebook, na manhã desta terça-feira (8), para comentar a polêmica causada depois que um professor de filosofia do Distrito Federal elaborou uma questão em uma prova em que os alunos deveriam completar um trecho da música "Beijinho no Ombro". O enunciado ainda dizia que a letra é de "uma grande pensadora contemporânea".

"Eu acho uma bobagem isso tudo, talvez se ele tivesse colocado um trecho de qualquer música de MPB ou até mesmo de qualquer outro gênero musical que não fosse o Funk, talvez não tivesse gerado tal problema", escreveu Valesca em seu perfil.

A questão foi elaborada pelo professor Antonio Kubitscheck, que trabalha uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal. Surpreendidos com a questão, alguns alunos fotografaram a prova e publicaram nas redes sociais.

No depoimento, ela ainda escreve que gostaria de agradecer ao professor por se sentir honrada pela homenagem, mas se recusou a aceitar o título de pensadora. "Diva, Diva sambista, Lacradora, essas coisas eu já estou pronta, ok, mas PENSADORA CONTEMPORANEA ainda não ( mas prometo que vou trabalhar isso)", escreveu.

Ela ainda critica os que se julgam em posição de condenar o professor. "É todo mundo perfeito, o funk não presta e a Popozuda não pode ser pensadora contemporânea. Então vamos tacar pedra na professora (sic) porque o resto vai continuar da mesma forma". 

Para a cantora, o que mais espanta é o fato das pessoas se preocuparem com isso sem analisar o que há por trás. "E se o professor colocou a questão dentro do contexto da matéria? E se o professor quis ser irônico com o sucesso das músicas de hoje em dia? E se o professor quis apenas distrair a turma e fez a questão apenas pra brincar?". O UOL entrou em contato com o professor, mas ainda não obteve retorno. 

À rádio CBN, o professor disse que a questão foi uma provocação à imprensa. Ele contou que há cerca de um mês, discutiu com os alunos sobre a formação moral da sociedade e construção dos valores e qual o papel da imprensa nisso. "Há 20 dias, fizemos uma exposição de fotografia e a imprensa não quis divulgar. Então elaborei uma questão que fosse para as redes sociais. Eu já aguardava que a imprensa fosse atrás disso, mas não imaginava que tanta gente viesse atrás disso".

O professor ainda se pronunciou sobre a reposta de Valesca, sobre a polêmica envolver uma cantora de funk e não da MPB. "Concordo com ela e se fosse o MC Catra não teria problema. O MC Catra é do funk, mas ele não é mulher...Ainda existe um preconceito nesse sentido".

Também em entrevista à CBN, o professor da UNB (Universidade de Brasília) e especialista em Políticas de Educação Célio Cunha disse que, apesar de entender as razões de Kubitscheck, acredita que o professor tenha desrespeitado a educação. "A escola é uma instituição que precisa ser respeitada. Episódios como esse não acrescentam em nada para a melhoria da educação no país".