Topo

Foo Fighters anuncia novo disco, "Sonic Highways", para novembro

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 13h30

O tão aguardado dia de novidades do Foo Fighters chegou. A banda divulgou o nome e a data de lançamento do próximo disco. Oitavo trabalho da carreira, "Sonic Highways" chega às lojas no dia 10 de novembro às lojas.

Antes, o grupo estreia na HBO um documentário apresentado por Dave Grohl sobre as gravações do álbum. Com o mesmo nome do disco, o primeiro episódio vai ao ar no dia 17 de outubro.

O número oito vai mesmo direcionar o novo trabalho. O disco será lançado com apenas oito canções. São elas: "Something From Nothing", "The Feast and The Famine", "Congregation", "What Did I Do?/God As My Witness", "Outside", "In The Clear", "Subterranean" e "I Am A River".

No anúncio, publicado na página oficial da banda no Facebook, foi divulgada também a capa de "Sonic Highways" -- o quebra-cabeça montado por fãs, conforme coordenadas divulgadas nas redes sociais da banda, se mostrou certa. 

Capa de "Sonic Highways" reúne todos as oito cidades por onde a banda passou durante as gravações - Divulgação - Divulgação
Capa de "Sonic Highways" reúne todos as oito cidades por onde a banda passou durante as gravações
Imagem: Divulgação
Em cada um dos pedaços da imagem, oito cidades pela qual a banda gravou o novo trabalho: Seattle, Chicago, Nova York, Hollywood, Washington D.C., Austin, Nova Orleans e Nashville. No centro, um grande oito. 

No site da banda, foi divulgado um vídeo com Dave Grohl fazendo uma nova tatuagem: o desenho do oito que está na capa do disco. O álbum também já está em pré-venda no mesmo endereço.

Na semana passada, o Foo Fighters disponibilizou prévia de oito segundo de seu novo álbum. O vídeo mostra apenas uma caixa de som e um grito gutural do vocalista Dave Grohl dizendo “all rise” (em tradução livre: todos de pé).

O mesmo Foo Fighters

Em maio, o líder da banda pediu para que os fãs não esperem nada de diferente no som do novo trabalho. Questionado pela revista "Billboard" sobre a sonoridade das canções recentes, Dave Grohl brincou e ironizou a banda Radiohead, conhecida pela experimentação.

"Quando estávamos saindo do sucesso do último álbum, eu pensei: ‘agora temos licença para soar estranho. Se quiséssemos, poderíamos fazer alguma loucura, como um disco do Radiohead sombrio, deixar todo mundo enlouquecido'. Mas então eu pensei: 'f***-se’", disse.

O que Ghrol garante de antemão são canções com clima de "estádio", com apenas uma diferença: mais dedicação ao arranjo do que ao refrão. "O som [do novo álbum] certamente é uma progressão ou uma evolução, mas ainda sim é um disco do Foo Fighters. [Em vez de] mostrar grandes refrões, que é o que fazemos, nós vamos mostrar grandes seções instrumentais. Isso será uma surpresa".