Topo

"Não me comparo a eles", diz Madonna após postar memes de Mandela e King

Do UOL, em São Paulo

03/01/2015 09h59

Acusada de racismo e de se comparar a Nelson Mandela e Martin Luther King, após publicar montagens com os ícones da luta pelos direitos civis dos negros imitando a arte do álbum "Rebel Heart", a cantora Madonna pediu desculpas e negou, na madrugada deste sábado (3), qualquer tipo de má intenção nas imagens. Parte dos fãs reprovaram os posts.

"Sinto muito. Eu não estou me comparando a ninguém. Estou os admirando e reconhecendo que existem 'Corações Rebeldes'. Isso não é um crime, um insulto ou racismo! Eu também fiz isso com Michael Jackson, Frida Khalo e Marilyn Monroe. Eu estou dizendo que eu sou eles? Não. Estou dizendo que eles são corações rebeldes também. E eu não criei as imagens. Meus fãs criaram. E eu só postei. Meus fãs não são racistas. Se eles me colocam na mesma categoria que essas pessoas, obrigado."

Logo após serem publicadas por Madonna no Twitter e Instagram, nesta sexta (2), as imagens de Martin Luther King e Nelson Mandela amarrados na cabeça por uma corda —alusão a práticas sadomasoquistas— ganharam centenas de comentários e compartilhamentos. A maioria, no entanto, apoiou a brincadeira com as figuras históricas.

"O motivo de o álbum se chamar 'Rebel Heart' vem do fato de eu ter percebido que ele explorou dois lados muito diferentes da minha personalidade. O lado renegado e rebelde e o lado romântico. Na minha cabeça, era quase como se eu quisesse fazer um álbum duplo", afirmou a cantora em entrevista recente na revista "Billboard".

Desde a divulgação da de capa do disco, vários memes circulam na internet. Entre eles, imagens com Jesus Cristo, John Lennon, Bob Marley, Miley Cyrus e Lady Gaga, que muitos fãs especulam ser o motivo da letra de "Two Steps Behind Me", em que Madonna fala de alguém que busca copiar seu talento.

Lançamento antecipado
 
Madonna voltou a ser assunto após 13 versões demo de músicas de seu novo álbum, "Rebel Heart", vazarem na internet em dezembro. A rainha do pop então resolveu antecipar o lançamento de seis canções inéditas para, em suas palavras, estancar o vazamento.
 
Alguns dias depois do lançamento das inéditas, mais 14 demos vazaram. A cantora disse em entrevistas que o roubo de seu material inacabado alterou seu calendário de lançamento do álbum e que, próximo à cerimônia de entrega dos Grammy Awards lançará mais algumas canções acabadas, além de afirmar que prepara uma apresentação da canção "Living for Love" para o evento.
 
"Rebel Heart" deve ser lançado em sua íntegra no dia 10 de março. As seis canções inéditas lançadas levaram Madonna ao topo das paradas de downloads em mais de 40 países. As músicas chegaram a monopolizar a parada de músicas baixadas pelo iTunes no Brasil.