Topo

Em depoimento, Tony Iommi fala sobre câncer: "Posso viver mais 10 ou 1 ano"

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 09h35

O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, deu um depoimento forte e emocionante sobre sua luta contra o câncer linfático, diagnosticado em 2012. Em declaração ao jornal britânico “The Mirror”, Iommi revelou que ainda luta contra a doença e que não tem certeza quanto tempo de vida ainda tem.

“Esta é minha vida agora. O cirurgião disse para eu não esperar que o câncer vá embora. Há 30% de chance de isso acontecer, mas é mais que provável que ele volte e isso pode acontecer a qualquer momento. Eu vejo a vida de maneira diferente agora. Eu posso estar aqui por mais 10 anos ou apenas por mais um ano – eu não sei”, revelou.

Um dos guitarristas mais importantes do rock – e um dos criadores do heavy metal – contou que recebeu o diagnóstico da doença como uma sentença de morte.  “Eu encontrei um nódulo doloroso na minha virilha, enquanto eu estava em Nova York promovendo o meu livro. Eu pensei que era a minha próstata agindo novamente, mas Ozzy [Osbourne] me disse que eu deveria começar o check-up”.

O anúncio da doença e do intensivo tratamento, no entanto, não impediu que Iommi se reunisse com Ozzy e o baixista Geezer Butler novamente para gravar um novo disco do Black Sabbath – o primeiro com a formação original, com a exceção do baterista Bill Ward, em 35 anos. “13” foi lançado em 2013. A turnê que se seguiu depois, com passagem pelo Brasil, não foi tarefa fácil para o guitarrista.

"Depois de termos lançado o álbum, nós saímos em turnê com 81 shows em 28 países. Eu realmente gostei, mas foi difícil. Após a doença fiquei muito cansado. A cada seis semanas eu tinha que voar para casa para tratamento... Então eu tinha que estar em casa para duas ou três semanas em recuperação antes que eu pudesse me juntar com a banda novamente. Tivemos de planejar toda a turnê ao redor do meu tratamento”, conta o músico.

Por conta das cirurgias, uma na próstata e outra nos gânglios linfáticos, além de toda a radiação do tratamento, ele não pode, por enquanto, fazer os exames necessários para saber se o tratamento deu certo. “Todos os dias eu me sinto cercado de caroços e inchaços. Toda vez que eu sinto uma dor no estômago eu penso 'Oh Deus, é o câncer’. É horrível. Eu ainda sonho com isso”.

Nada de tranquilidade
Ozzy Osbourne revelou recentemente que Black Sabbath iria gravar um último álbum e embarcar em mais uma turnê
. Com seus riffs marcantes, Iommi não faz comentários sobre um novo trabalho, mas rejeita a ideia de uma vida tranquila.

“Às vezes eu me pergunto se eu deveria tentar viver uma vida mais tranquila. Então eu penso: 'Eu não quero deixar a doença tomar conta'. Afinal de contas, eu gosto de onde estou agora”, disse.