Topo

Falhas técnicas prejudicam show de comemoração dos 30 anos do Rock in Rio

Marco de Castro<br>Felipe Branco Cruz

Do UOL, no Rio

18/09/2015 19h09

O show Rock in Rio 30 Anos, em comemoração das três décadas do festival carioca, reuniu artistas de diferentes estilos, entre eles Frejat, Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Andreas Kisser e Skank, no Palco Mundo, o principal do evento. A apresentação, no entanto, foi prejudicada por falhas técnicas, como o sumiço da voz de Dinho Ouro Preto em boa parte de uma música, o som alto demais que em alguns momentos ficava embolado e ruídos nos alto-falantes.

A apresentação, que abriu o Palco Mundo do Rock in Rio 2015, teve início após um show de fogos de artifício às 18h55, cinco minutos antes do horário previsto oficialmente. Frejat abriu o show cantando "Pro Dia Nascer Feliz". Os primeiros acordes do clássico do Barão Vermelho, um dos hits do Rock in Rio de 1985, criaram uma verdadeira comoção entre o público. Empolgadas e cantando junto a letra de Cazuza, as pessoas corriam em direção ao palco, algumas até chorando de emoção.

O chiado que saída dos alto-falantes já na música de abertura, no entanto, já indicava que falhas técnicas marcariam o show. Ney Matogrosso, entrando na sequência para dividir os vocais em "Por que a Gente É Assim?", outro hit marcante do Barão, já não empolgou tanto, pois o vocal de Ney estava estourado, encobrindo Frejat e o instrumental. Sozinho e vestido com uma calça de lycra preta, Ney cantou "Rua da Passagem" em seguida, também sem empolgar.

O público, porém, voltou a vibrar quando o Skank subiu ao palco tocando o sucesso "Vou Deixar", cantado em coro com toda força pela plateia. O show, no entanto, voltou a esfriar quando Erasmo Carlos surgiu para cantar "Pode Vir Quente" e "É Proibido Fumar". Além de a qualidade do som do palco deixar a desejar, o Tremendão não estava em um de seus melhores momentos. Ivan Lins, que veio logo depois, manteve o show frio com "Depende de Nós" e "Novo Tempo". 

Já banda Blitz conseguiu empolgar com "Você Não Soube me Amar" e o reggae "A Dois Passos do Paraíso", com direito a um trecho de "One Love" de Bob Marley. 

O show seguiu com momentos altos --Ivete Sangalo, Paralamas do Sucesso e Titãs-- e baixos --Jota Quest--, até o encerramento, mais roqueiro, quando Dinho Ouro Preto se jogou na plateia e tentou cantar "À Sua Maneira". Não se pôde ouvir, porém, a voz do cantor no início da música devido a outra falha técnica, a mais grave da apresentação. 

Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, que acompanhava o vocalista do Capital Inicial, também teve a voz apagada nos altos-falantes durante "Ratamahatta". A apresentação terminou com um solo de Kisser que serviu de introdução para a música tema do Rock in Rio. O público que estava disperso por conta do momento metaleiro, voltou correndo para entoar o "ô ôooo, ooooo Rock in Rio", com todos os artistas que participaram do show reunidos no palco. 

Veja o setlist completo do show e ouça todas na sequência na playlist "Show de 30 anos do Rock in Rio - Setlist 2015", na UOL Música Deezer:

"Pro Dia Nascer Feliz"
(Frejat/Cazuza)

"Por Que a Gente É Assim?"
(Cazuza/Frejat/Ezequiel Neves)

"Rua da Passagem"
(Arnaldo Antunes/Lenine/Luiz Cosme)

"Vou Deixar"
(Samuel Rosa/Chico Amaral)

"Vem Quente que Eu Estou Fervendo"
(Carlos Imperial)

"É Proibido Fumar"
(Erasmo Carlos/Roberto Carlos)

"Depende de Nós"
(Ivan Lins/Vitor Martins)

"Novo Tempo"
(Ivan Lins/Vitor Martins)

"Você Não Soube Me Amar"
(Evandro Mesquita/Ricardo Barreto/Guto/Zeca Mendigo)

"A Dois Passos do Paraíso"
(Evando Mesquita/Ricardo Barreto)

"Lágrimas de Chuva"
(Bruno Fortunato/George Israel)

"Óculos"
(Herbert Vianna)

"Uma Brasileira"
(Carlinhos Brown/Herbert Vianna)

"Tempo de Alegria"
(Gigi/Magno Sant'anna/Filipe Escandurras)

"Do Seu Lado"
(Nando Reis)

"À Sua Maneira"
(Gustavo Ceratti/Zeta Bosio/Dinho Ouro Preto)

"Ratamahata"
(Andreas Kisser/Carlinhos Brown/Igor Cavalera/Max Cavalera/Paulo Jr)

"Polícia"
(Tony Belotto)

"Bichos Escrotos"
(Nando Reis/Arnaldo Antunes/Sérgio Britto)