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Alvo de reclamação na tirolesa, tecnologia pode ser ampliada no Rock in Rio

Do UOL, no Rio

19/09/2015 23h03

Uma das novidades do Rock in Rio deste ano criou polêmica entre o público. O agendamento dos disputados brinquedos na Cidade do Rock agora é feito através de um aplicativo. É necessário baixar o app e enconstar nos totens próximos aos brinquedos para validar a reserva de horário. Quem aprovou -- e chegou cedo para conseguir uma vaga na disputada tirolesa, que tem esgotado em 40 minutos --, aprovou. Quem chegou mais tarde e não sabia da nova orientação, criticou e até se envolveu em briga na fila do agendamento.

Com o novo serviço, as filas têm sido longas, mas rápidas. Neste sábado (19), Gabriel Salgado, 19, de Volta Redonda (RJ), engrossou o coro dos descontentes do primeiro dia: "Qual é o sentido desse aplicativo? Se a gente chega aqui e a tirolesa está esgotada?". Carol Sholna, 17, ficou na fila durante cinco minutos, às 17h, e conseguiu agendar horário no brinquedo Extreme para às 19h. "O certo seria vir cedo e agendar tudo, mas só conseguimos esse por enquanto".

Responsável pela tecnologia, que estreia em um evento grande, Isabelle Perelmuter afirma que a inovação é tendência em todo o mundo."Antes o público chegava, ficava na fila por três horas e não via mais nada do festival. Agora, ele chega, agenda, curte todo o festival, e cinco minutos antes do agendamento, chega e brinca", explica a porta-voz da empresa responsável pelo aplicativo. "Respeitando as limitações do brinquedo".

Dependendo da avaliação no fim do festival, a experiência pode ser ampliada nas outras edições. Na estreia do evento em Las Vegas, com o público menor que no Brasil, uma pulseira fazia às vezes de cartão de crédito na hora de comprar alimentos e bebidas. É a tecnologia 'cashless', ou seja, sem dinheiro vivo.