Topo

Bowie sofreu com câncer no fígado e infartos nos últimos anos, diz imprensa

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 09h09

Além da batalha secreta contra um câncer no fígado, o cantor e compositor David Bowie teria passado por uma série de ataques cardíacos nos últimos anos, relata a imprensa britânica.

O artista morreu no domingo (10), aos 69 anos, "após uma luta corajosa de 18 meses contra um câncer", diz a nota de confirmação da morte, até então mantida em sigilo do grande público.

À “BBC”, a escritora Wendy Leigh, autora da biografia do cantor lançada em 2014, afirmou que Bowie teve seis infartos nos últimos anos. “Não foi apenas a batalha contra o câncer. Eu tenho essa informação com alguém muito próximo a ele”, afirmou.

O problema cardíaco teria sido, inclusive, a razão de Bowie se afastar dos palcos e de muitos eventos públicos nos últimos anos.

Em 2004, logo após sentir dores durante um show na Alemanha, a estrela passou por uma inesperada operação de coração, à qual teve que submeter-se devido a uma obstrução arterial. Desde então, Bowie não saiu mais em turnês.

Além do último disco, “Blackstar”, lançado na última sexta-feira (8), data de seu aniversário, Bowie estava trabalhando no musical “Lazarus”, em cartaz desde o início do ano no circuito off-Broadway em Nova York. Ao site “NME”, o diretor do espetáculo, Ivo van Hove, conta que Bowie revelou que sofria com um câncer no fígado. 

“Nós começamos a colaborar em nosso show ‘Lazarus’ e em algum momento ele me levou para um canto para dizer que ele não seria capaz de estar sempre lá por conta de sua doença. Ele me disse que ele tinha câncer no fígado", contou o diretor.

“O elenco não soube durante esse tempo, e eu suspeito que os músicos com quem ele gravou ‘Blackstar’ também não”, acrescentou, segundo o jornal “The Independent”. “Ele fez todos os esforços para concluir esses dois projetos no prazo, para não deixar que sua doença vencesse”.

Ivo afirma que Bowie produziu até o último momento. "Bowie ainda estava escrevendo em seu leito de morte, você pode dizer. Ele lutou como um leão e continuou trabalhando como um leão por tudo isso. Eu tinha um respeito incrível por isso."

Disco testamento

Recebido com celebração, no dia em que Bowie completou 69 anos, "Blackstar", na verdade, foi o adeus definitivo do artista.

"A morte dele não foi diferente da vida dele --um trabalho de arte", desabafou no Facebook o amigo Tony Visconti, produtor de tantos discos, tão logo a notícia da morte foi confirmada. "Ele fez 'Blackstar' para nós, seu presente de despedida. Eu soube por um ano que isso [a morte do artista] seria dessa forma".