Topo

Brian Wilson lamenta morte de Glenn Frey, do Eagles: "Um verdadeiro golpe"

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 04h29Atualizada em 19/01/2016 15h53

A morte do guitarrista do Eagles, Glenn Frey, nesta segunda-feira (18) aos 67 anos, tem causado grande comoção entre músicos. Brian Wilson, lendário fundador do Beach Boys, lamentou a notícia: “Fiquei chocado ao ouvir sobre Glenn Frey falecimento - foi um verdadeiro golpe para ouvir. Amor e misericórdia a família de Gleen”.

Gleen Fry tinha 67 anos e era coautor dos grandes hits do Eagles, "Hotel California" e "Desperado", ao lado de Don Henley. O músico também co-escreveu e cantou outros hits da banda, como "Take It Easy", "Tequila Sunrise", "Lyin' Eyes" e "Heartache Tonight".

O guitarrista enfrentava problemas intestinais havia meses, mas não resistiu às complicações de uma artrite reumatóide, pneumonia e colite ulcerosa, informou a banda em um comunicado.

Brian May, guitarrista do Queen, se lembrou das mortes recentes, como o de David Bowie e Dale Griffin, baterista do Mott the Hoople: “Eu estou achando este mês muito triste”, afirmou.

Don Henley, baterista do Eagles e parceiro de Gleen em muitas composições, homenageou o amigo. Chamando-o de “irmão”, lembrou-se do início da carreira. "Glenn foi quem começou tudo. Ele era a vela de ignição, o homem com o plano. Ele tinha um conhecimento enciclopédico de música popular e uma ética no trabalho que não poderia desistir. (...) Estamos todos em estado de choque, descrença e profunda tristeza".

Gleen e Don finalizaram a turnê ‘History of the Eagles’ em julho do ano passado. "Foi um final triunfante, e agora ele se foi", lamentou Don.

Vocalista do Kiss, Paul Stanley se mostrou surpreso com a notícia. “Chocado com a morte de Glenn Frey. Membro do Eagles e um compositor brilhante. Nós compartilhamos alguns bons momentos no Rock and Roll Hall of Fame (Hall da Fama do Rock). Estou chocado”, escreveu o músico em seu perfil no Twitter.

 

Trilha de uma vida
Longe do rock, muitos outros artistas comentaram com pesar sobre a notícia. A maioria resgatou as primeiras lembranças que tem da banda, que fez estrondoso sucesso nos Estados Unidos, vendendo 30 milhões de cópias da coletânea "Their Greatest Hits (1971–1975)", ficando atrás apenas de "Thriller", de Michael Jackson.

“Minha mãe costumava colocar músicas do Eagles no meu caminho para o colégio. Hoje perdemos um dos maiores compositores”, escreveu Justin Timberlake em seu perfil no Instagram.

O ator e comediante Steve Martin também usou as redes sociais: “Meu amigo desde os primeiros anos e importante membro do Eagles morreu. Nós te amamos, Glenn Frey”, escreveu Steve.

O ator Dwayne Douglas Johnson, mais conhecido como The Rock, também lamentou a morte do guitarrista do Eagles. “Cara, estou chateado com a morte de Glenn. Sou grato pelo brilho que ele criou. Obrigado, irmão”, escreveu.

A banda norte-americana One Republic deixou sua homenagem no Twitter. “Outra lenda se foi hoje. Glenn Frey, sua música estará na minha mente até o dia que eu morrer. Você deixará saudades”.