Líder de indicações, Kendrick Lamar leva Grammy de melhor álbum rap
Kendrick Lamar, líder de indicações ao Grammy 2016 com 11 nomeações, levou o prêmio de melhor álbum de rap por seu "To Pimp a Butterfly". O rapper recebeu o gramofone dourado das mãos de Ice Cube e do filho, O'Shea Jackson Jr., deixando para trás J. Cole, Dr. Dre, Drake e Nicki Minaj.
O cantor, nascido no subúrbio de Compton, em Los Angeles, berço do gangsta rap, é o segundo artista com mais indicações em um ano desde Michael Jackson, em 1982, com seu álbum, "Thriller".
Ele já venceu também o prêmio de melhor performance rap e melhor canção, ambas por "Alright"; e melhor colaboração rap por "These Walls", com Bilal, Anna Wise & Thundercat.
Kendrick ainda tem chance de fazer história se levar o prêmio de melhor disco ou música do ano. Até hoje, nenhuma canção rap ganhou na categoria de música do ano. E em toda a história da premiação, somente dois discos considerados hip-hop pela Academia levaram o álbum do ano: "The Miseducation of Lauryn Hill", de Lauryn Hill, em 1999; e "Speakerboxxx/The Love Below", do Outkast, em 2004. E, ainda assim, ambos álbuns apontam muito mais para o R&B contemporâneo.
O disco de Kendrick, "To Pimp a Butterfly", foi um sucesso tanto de público quanto de crítica, com 5 milhões de álbuns vendidos só nos Estados Unidos. E em meio a uma tensão racial que domina o Oscar pela ausência de negros entre os indicados, o jovem Kendrick, uma das personalidades mais relevantes da música em sua denúncia ao racismo da sociedade norte-americana, pode simbolizar um sopro positivo para o debate na indústria do entretenimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.