Topo

Black Sabbath pode incluir Brasil em última turnê e encerrar carreira em SP

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 11h24

Os rumores de que o Black Sabbath escolheu a América Latina para seus últimos shows ganhou força também na Argentina.

De acordo com o site “Rocko mora”, a turnê “The End”, que encerrará definitivamente a as atividades da banda, chegará a América Latina no dia 19 de novembro, com show no Estádio Nacional, no Chile. Seriam, no total 7 apresentações, sendo 3 no Brasil.

A derradeira apresentação da banda pode acontecer em São Paulo, no dia 4 de dezembro, no Estádio do Morumbi (que recebe os Rolling Stones nesta quarta).

A informação também foi divulgada pelo portal “Día a Día”, de Córdoba, e pelo jornalista brasileiro José Norberto Flesch.
Na agenda oficial, por enquanto, o último show está marcado para 21 de setembro, em Phoenix, no Arizona, Estados Unidos.

Ao portal argentino “Vos”, o produtor de shows José Palazzo pediu cautela para a confirmação. “Estamos muito verdes, essa é a realidade. Tudo depende de como for o Iron  Maiden [que se apresenta na Argentina no dia 13 de março]. Se for menos de 25 mil pessoas, esqueça”.

Se a regra valer para o Brasil, os shows do Sabbath já estão garantidos. As apresentações de Rolling Stones estão próximas da lotação máxima e o Iron Maiden retorna ao Brasil com ingressos esgotados em São Paulo.

No início deste mês, dois shows da turnê foram cancelados por conta do estado de saúde do vocalista Ozzy Osbourne, que estava com “uma forte sinusite”. A agenda já foi retomada e a banda se apresenta nesta quinta-feira (25) no Madison Square Garden, em Nova York.

Veja como seria a passagem do Sabbath pela América Latina:

19/11: Santiago, Estádio Nacional (Chile)
22/11: Assunção, Jockey Club (Paraguai)
24/11: Córdoba, Estádio M.A. Kempes (Argentina)
26/11: Buenos Aires, Estádio Único de La Plata (Argentina)
30/11: Curitiba (Brasil)
2/12: Rio de Janeiro (Brasil)
4/12: São Paulo, Estádio do Morumbi (Brasil)

O fim

A turnê tem seguido em tom grandiloquente da despedida: a sobrevida de sua formação original (sem o baterista Bill Ward) já fora uma vitória da longevidade. Na sua última passagem pelo Brasil, há três anos, o guitarrista Tony Iommi, tratando-se de um linfoma, recebia quimioterapia a cada seis semanas. Em abril passado, o próprio Ozzy Osbourne disse duvidar de qualquer agenda de turnês com a sua mítica banda num futuro próximo. "Tony não está legal, não pode fazer planos desse tipo".

Como agrado adicional aos fãs, a banda tem vendido um novo EP, em edição limitada, nos shows. O disco, intitulado "The End", traz quatro músicas inéditas - "Season of the Dead", "Cry All Night", "Take Me Home" e "Isolated Man", além de versões ao vivo de "End of the Beginning", "Age of Reason", "God is Dead?" e "Under the Sun".