Topo

Noivos vão atrás de fã-clube nacional do Maroon 5 por pedidos de casamento

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 11h19

Em um momento em que boa parte das bandas internacionais têm seus próprios grupos oficiais de fãs, qual o sentido de manter um fã-clube regional? Para alguns brasileiros, este ainda é o elo mais próximo deles com os ídolos, esclarece Renato Bodeman, fundador de um dos maiores sites brasileiros dedicado ao Maroon 5, banda que inicia sua turnê de sete shows pelo Brasil nesta quinta (9), em Porto Alegre.

O diretor de arte, que lidera o Maroon 5 Brasil desde 2007 por hobby e sem cobrar taxa dos associados, fala da reação de seus inscritos desde que a banda de Los Angeles anunciou uma série de sete shows pelo país em 2016, a maior deles nesta quinta visita ao Brasil.

“Passamos a receber dezenas de e-mails de noivos de todo o país pedindo para que a banda toque em seus casamentos, como no clipe de ‘Sugar’. Também recebemos muitos pedidos de fãs nos procurando para tentar subir ao palco durante os shows e pedir os respectivos namorados (as) em casamento”.

Estariam os brasileiros loucos? "Respondo um a um, mas é claro que não tenho como atendê-los. Tem fã que fica chateado, mas acabam entendendo", explica Bodeman. Mesmo ousados, os pedidos fazem algum sentido, já que o hit do momento do Maroon 5 nunca foi tocado por aqui (a última passagem da banda pelo Brasil foi em 2012, três anos antes de a música ser lançada).

Maroon 5 no clipe de "Sugar" - Reprodução / YouTube - Reprodução / YouTube
Maroon 5 no clipe de "Sugar"; brasileiros querem se casar com a "benção" da banda
Imagem: Reprodução / YouTube

Lançada há pouco mais de um ano, “Sugar” virou fenômeno até entre os que não conheciam a banda. No canal oficial do YouTube, o clipe da música do disco “V” já foi visto mais de 1 bilhão de vezes. O vídeo virou viral ao mostrar os integrantes do Maroon 5 invadindo casamentos supostamente reais e tocando de surpresa para os noivos e seus convidados. Na época, a banda chegou a ser acusada de ter encenado algumas festas, mas negou.

O fã-clube brasileiro é formado em sua maioria por mulheres (79% dos inscritos), sendo a maior parte do público entre 18 e 24 anos. Além dos pedidos que chegam diretamente ao fundador e aos seus quatro colaboradores, outra vantagem para os brasileiros são as notícias exclusivas e em português, já que o Maroon 5 Brasil firmou uma parceria com a própria banda em 2010.

Já o Maroon 5 S.I.N., fã-clube oficial ligado ao site da banda, nem existia quando Bodeman criou o seu site em português. “Na época em que criei o fã-site, o fã-clube oficial da banda ainda era muito limitado aos fãs americanos”, relembra.

É possível se cadastrar gratuitamente na plataforma oficial dos “marooners” (apelido para os fanáticos por Maroon 5), mas para obter vantagens extras existem taxas em dólar, outro empecilho para os brasileiros desde a disparada da moeda.

Os pacotes pagos do S.I.N. incluem mimos como descontos na loja oficial, participação em promoções exclusivas, souvenires da banda e acesso às pré-vendas de shows. Mas custam entre US$ 40 e US$ 75. A assinatura grátis dá acesso apenas a newsletter e algumas promoções.

Como resultado de sua dedicação de nove anos à banda, Renato Bodeman vai a cinco dos sete shows neste ano, batendo seu próprio recorde. O recifense radicado em São Paulo já foi a três shows da banda até hoje, sempre aqui no Brasil.

Ele conta que depois do primeiro encontro com os ídolos, no Rock in Rio de 2011, ficou tão histérico que seguiu da Cidade do Rock direto para o pronto-socorro. Os outros dois encontros aconteceram em 2012, em São Paulo e no Rio. “Eles foram muito carinhosos e atenciosos. Eu fiquei em êxtase”.

O vocalista Adam Levine também tem seu próprio fã-clube brasileiro, o Adam Levine Brasil. O site é tocado por dez colaboradores espalhados por oito Estados. Uma delas é Rayanne Antunes, de Petrolina (PE). "Vejo meu trabalho como uma forma de expressar minha admiração pelo artista e de se relacionar com os outros fãs. Não tem remuneração, mas é motivador quando os outros curtem e dão retorno pelo o que você está fazendo", explica a jovem de 18 anos.

Placa oferecida pelo fã-clube "Adam Levine Brasil" - Reprodução/Adam Levine Brasil - Reprodução/Adam Levine Brasil
Imagem: Reprodução/Adam Levine Brasil

Ações orquestradas

Outra função cumprida pelos fã-clubes nacionais é a organização de ações especiais dentro de cada show. Para a apresentação do dia 19, em São Paulo, o Maroon 5 Brasil vai distribuir bexigas ainda na fila. O motivo? Adam Levine completará 37 anos no dia 18. O fã-clube brasileiro de Adam Levine também está envolvido na ação. 

A intenção dos fã-clubes nacionais é realmente surpreender o Maroon 5 e quem sabe assim conseguir mais apresentações da banda. Placas com a frase "Yes, please" (Sim, por favor) estão disponíveis para download e impressão para serem usadas pelo público durante a música "Sugar". Outro apelo são as plaquinhas com a frase "Come back soon" (Voltem logo), que devem ser exibidas ao final das apresentações. Resta agora aguardar a reação de Adam, James, Mickey, Matt, Jesse e PJ para ver se todo o trabalho voluntário dos grupos terá valido a pena. 

Volta ao Brasil com ingressos esgotados

Liderados pelo vocalista Adam Levine, os seis músicos do Maroon 5 passarão ainda neste mês por Porto Alegre (9), Belo Horizonte (11), Salvador (13), Fortaleza (15), São Paulo (17 e 19) e Rio de Janeiro (20).

Em São Paulo, eles se apresentam no Allianz Parque com ingressos esgotados nas duas datas. O estádio comporta até 48 mil fãs e deve ser um dos maiores públicos da banda. Na última passagem do Maroon 5 pelo Brasil, em 2012, Adam Levine ficou impressionado com o público de 30 mil pessoas na Arena Anhembi.

Segundo a T4F, os ingressos também já estão esgotados em Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Há entradas disponíveis apenas para as apresentações no Nordeste, em Fortaleza e Salvador.

Serviço

Porto Alegre (ESGOTADO)
Quando: Quarta-feira, 9 de março de 2016, às 21h30
Onde: Estacionamento da FIERGS - Av. Assis Brasil, 8787 - Sarandi - Porto Alegre/RS
Quanto: de R$ 120 a R$ 480

Belo Horizonte (ESGOTADO)
Quando: Sexta-feira, 11 de março de 2016, às 22h
Onde: Esplanada do Mineirão - Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha, Belo Horizonte
Quanto: de R$ 160 a R$ 650

Salvador
Quando: Domingo, 13 de março de 2016, às 20h
Onde: Parque de Exposições - Av. Luis Viana Filho s/n - Paralela, Salvador - BA
Quanto: de R$ 100 a R$ 500

Fortaleza
Quando: Quarta-feira, 16 de março de 2016, às 21h
Onde: Marina Park - Av. Presidente Castelo Branco, 400 - Praia de Iracema, Fortaleza/CE
Quanto: de R$ 100 a R$ 500

São Paulo (ESGOTADO)
Quando: Dias 17 e 19 de março de 2016, às 22h
Onde: Allianz Parque - Rua Turiassú, 1840 - Perdizes, São Paulo
Quanto: de R$ 100 a R$ 650

Rio de Janeiro (ESGOTADO)
Quando: Domingo, 20 de março de 2016, às 21h30
Onde: Praça da Apoteose - Passarela do Samba Prof. Darcy Ribeiro - Sambódromo/RJ
Quanto: de R$ 160 a R$ 650