Topo

Luzes, cores e pedido de casamento: Coldplay faz retorno triunfante a SP

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 23h34

Após cinco anos longe do Brasil, o Coldplay fez nesta quinta (7), no Allianz Parque, em São Paulo, um dos shows mais grandiosos de seu currículo brasileiro, fazendo jus ao status de banda de primeiro escalão do pop atual.

No espetáculo de duas horas, o grupo inglês embalou 45 mil pessoas e não economizou em pirotecnias, raios de luz multicoloridos --incluindo aí uma pulseirinha high-tec que acendia em sincronia com as músicas, distribuída à plateia -- e hits, muitos hits, de quem parece ter nascido para produzi-los em série.

"Boa noite, paulistas, que alegria estar aqui. O seu país é lindo", disse o vocalista Chris Martin, com bandeira do Brasil amarrada à cintura e em bom português, ao final de seu primeiro grande sucesso, "Yellow". A deixa para uma grande chuva de papel picado na pista, que se repetiu em vários momentos do show.

Seguidor do lado mais fofo e de arena do U2, o Coldplay é imbatível no palco. Assim como nas outras passagens pelo Brasil, entregou um show tecnicamente impecável, com muito carisma e refrães pródigos em "o-o-ôs", espécie de bíblia do indie pop atual.

Entre baladas e faixas mais animadas, foram inúmeros os destaques da apresentação, sempre pontuados por coros e pelas luzinhas das pulseiras, que viraram uma galáxia de sonhos em músicas como "Fix You" e "Viva la Vida", que ganhou a companhia de "Speed of Sound", a pedido dos fãs brasileiros.

Destaque também para o momento em que Martin parou de cantar "A Sky Full of Stars" e convidou dois casais da plateia para um emocionado pedido de casamento. O estádio veio abaixo com tanta fofura.

Com dois mini palcos posicionados no meio do público, e que aproximou os integrantes dos fãs, o show também teve a cover da clássica "Heroes", de David Bowie, que muitos pareciam nunca ter escutado antes.

Melhor resposta tiveram as novas "Adventure of Lifetime", "A Sky Full of Stars" e "Magic", que ainda não haviam sido lançadas quando o grupo esteve pela última vez no país, em 2011. Ainda sem o verniz de clássico, elas passaram no teste e seguraram bem o quesito animação.

Público forasteiro
A plateia no Allianz Parque era composta principalmente de mulheres e casais. Muitos deles vindos de outras cidades. Na atual turnê brasileira, como de praxe, a banda só se apresenta em São Paulo e no Rio, em show que será realizado no próximo domingo (10), no Maracanã.

"Viemos de Belém do Pará e tivemos que faltar três dias no trabalho. Mas tudo bem, sem reclamação", disse o médico Daniel Tomadi, 35, acompanhado da namorada, a advogada Camila Migliano, 25.

"Matei a faculdade, mas, com Coldplay, todo o esforço vale a pena", brincou a estudante Alice Costa, 21, que veio de Cuiabá e, assim como o casal paraense, realizou o sonhos de assistir ao Coldplay pela primeira vez.

Diferentemente da apresentação do Maroon 5 em São Paulo, há semanas, o público do Coldplay pouco se manifestou hostilizando a presidente Dilma Rousseff e o governo federal. Os gritos de "Fora PT!" surgiram apenas no intervalo do primeiro bis, logo abafados pelo refrão de "Viva la Vida", hit dos intervalos.

Setlist

1. A Head Full of Dreams
2. Yellow
3. Every Teardrop Is a Waterfall
4. The Scientist
5. Birds
6. Paradise
7. Everglow
8. Ink
9. Magic
10. Clocks
11. Midnight
12. Charlie Brown
13. Hymn for the Weekend
14. Fix You
15. "Heroes"
16. Viva la Vida
17. Adventure of a Lifetime
18. Trouble
19. Speed of Sound
20. Amazing Day
21. A Sky Full of Stars
22. Up&Up