Topo

"É um câncer: melhor remover e evitar"; relembre tretas entre Axl e o Gn'R

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 06h00

E a banda está de volta. Ou quase isso. A trajetória conturbada de Axl Rose, Slash, Duff McKagan e companhia rendeu frutos impressionantes, como os 100 milhões de álbuns vendidos. Entre tantas brigas e supostas idas e vindas, o vocalista e o cabeludo guitarrista já brigaram tanto que a reunião parecia impossível.

Desde saídas de outros integrantes e agressão em shows, a insultos no twitter e batalha de egos, o falatório entre o cantor e o restante da banda entrou para a história. Com a turnê de reunião começando nesta sexta-feira (8), relembre as maiores tretas envolvendo o Guns N’ Roses. E, claro, Axl está em todas.

- “Use Your Illusion 1991”: “Slash se aproveitou de mim para fazer a turnê”

A última série de shows que a banda fez ainda na formação Axl, Slash e Duff foram marcantes. Além de tocarem pela primeira vez na América do Sul, o Guns rodou o mundo apresentando os álbuns “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II”.

O Soundgarden abriu alguns shows da turnê. Chris Cornell, vocalista da banda de Seattle, já relatou que alguns problemas rondavam Axl. “Slash, Duff e o pessoal eram bem legais e só queriam tocar rock. E então tinha esse Mágico de Oz que parecia tão complicado e ficava atrás das cortinas”.

Alguns anos depois, o vocalista do Guns contaria sua versão. “Eu não deveria ter continuado na turnê em 1991. Isso foi culpa do empresário Alan Nivea e Slash. Alan queria dinheiro e Slash se aproveitou de mim para fazer os shows. Minha segurança e meu bem-estar não foram levados em conta”.

- Slash sai da banda em 1996

Quatro motivos levaram o guitarrista a abandonar o barco. Vamos a eles. O primeiro foi a saída do baterista Steven Adler e guitarrista Izzy Stradlin, em 1991, durante a última turnê. Já o segundo, os constantes barracos de Axl, que estavam deixando todos cansados.

Além disso, a lista continua com a apropriação do nome Guns N’ Roses pelo vocalista, ou seja, Axl virou dono, literalmente, da banda. E o último motivo foi o filme “Entrevista com o Vampiro”, para o qual Axl chamou um amigo para gravar o tema principal sobre uma faixa de Slash.

- A famigerada reunião: “É claro que um de nós deve morrer antes de rolar”

Esse papo é antigo. Desde a separação, o rumor sobre a reunião do Guns N’ Roses atormentava principalmente Axl e Slash, a dupla símbolo do hard rock dos anos 1990.

Em uma sucessão de frases que não deixavam dúvidas sobre a falta de vontade de voltarem a tocar, acompanhe as melhores pérolas do vocalista:

“Eu considero ele como um câncer: melhor remover e evitar. E se cada vez menos eu escutar dele, melhor”.

“O que é claro é que um de nós dois deve morrer antes de rolar a reunião”.

“Qualquer um que colocar a própria vontade acima de todo o resto é doente”

“Todos esses empresários, eles querem uma coisa: vender uma turnê de reunião e ganhar a comissão. Basta um telefonema”.

A formação clássica do Guns N' Roses sobe ao palco para agradecer na 27ª edição do Rock And Roll Hall Of Fame 2012: (da esq para dir): Gilby Clarke, Matt Sorum, Duff McKagan, Slash e Steven Adler (14/4/12)  - Michael Loccisano/Getty Images - Michael Loccisano/Getty Images
Imagem: Michael Loccisano/Getty Images

- Nomeação para o Hall da Fama do Rock and Roll

Em 2012, o Guns N’ Roses foi nomeado para o Hall da Fama do Rock and Roll, em Cleveland, nos Estados Unidos. Essa seria a oportunidade perfeita para, finalmente, reunir todos os integrantes da banda.

Entretanto, um ficou de fora. ”Que fique claro que são decisões com as quais eu não concordei, nem apoiei, nem acho que o Hall teria direito de fazer... Não quero ofender ninguém, mas a cerimônia de indução ao Hall of Fame não parece ser um lugar onde eu seja bem-vindo ou respeitado”, escreveu Axl. 

O retorno

Relembrando todas as tretas, é até engraçado e um pouco contraditório que a formação clássica tenha realmente voltado. Mas Slash talvez já estivesse dando sinais de que uma reconciliação estava em curso no início de 2015, quando usou seu Twitter para parabenizar Axl por seu aniversário.

Recentemente, o guitarrista confirmou que ele e Axl tinham feito as pazes. Logo depois, Slash deu a entender que estava conversando sobre, quem sabe, um retorno. Em janeiro deste ano, o festival Coachella divulgou a reunião da banda.

Logo depois, outras datas foram confirmadas antes de anunciarem na última semana 20 shows da turnê norte-americana.