Topo

Realizada como mãe, Sandy faz de "Meu Canto" seu trabalho mais intimista

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

23/06/2016 07h00

Sandy vai ser mãe de novo. Exatos dois anos após o nascimento de Theo, chega às lojas nesta sexta-feira (24) seu novo "filho": o segundo DVD ao vivo da carreira solo e o primeiro após a pausa para licença maternidade. "Meu Canto", a mais nova cria de Sandy, é o trabalho mais "intimista" e "introspectivo" já produzido desde "Manuscrito" (2010), segundo a própria cantora define.

"Meu Canto" é também o primeiro disco de Sandy que chega ao mercado após o "boom" dos serviços de streaming durante o ano de 2015. Apesar da pouca idade (Sandy tem 33 anos), a cantora já acumula 26 anos de carreira e diz estar se adaptando a nova forma de comercializar sua arte.

"Já que os artistas já descobriram novas maneiras de trabalhar e de se sustentar, então que a gente olhe pelo lado positivo e veja que a nossa música está chegando para mais pessoas, está mais democrática essa maneira de divulgar o trabalho", explica a cantora em entrevista exclusiva para o UOL

Prova disso é que Sandy foi a primeira artista brasileira a lançar um disco na sede nacional da maior rede social do planeta. A cantora recebeu jornalistas, digital influencers e admiradores no escritório do Facebook em São Paulo e transmitiu um pocket show e um bate-papo ao vivo. "Nesse momento o importante é que a minha música chegue às pessoas."

Nesse momento o importante é que a minha música chegue às pessoas
Sandy, cantora

A decisão de voltar aos palcos veio durante seu trabalho como jurada no reality musical "SuperStar", da Globo. "Foi isso que me despertou. Eu entrei em contato de novo com esse universo musical. Estava adiando um pouco a minha volta, mas quando eu vi tudo aquilo acontecendo a formiguinha parece que pica a gente de novo. E aí fiquei com vontade de voltar e resolvi fazer logo uma turnê e um DVD."

Capa do DVD ao vivo "Meu Canto" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O registro do show foi feito no Teatro Municipal de Niterói, sugestão do marido de Sandy, Lucas Lima, que também assina a direção musical. Dirige o espetáculo Raoni Carneiro, marido de Fernanda Rodrigues, uma das melhores amigas de Sandy. O pai, Xororó, e a mãe, Noely, entraram no projeto como consultores artísticos.

Com amigos e família envolvidos, "Meu Canto" não poderia deixar de ter também a parceria de Junior Lima. O irmão de Sandy toca bateria nas quatro faixas inéditas do álbum ("Me Espera", "Colidiu", "Respirar" e "Salto") que foram gravadas em estúdio especialmente para um box limitado para fãs com tiragem de 999 unidades.

Fãs fiéis

Os fãs também são presenteados com duas regravações de sucessos de Sandy & Junior. "Nada é Por Acaso" e "Desperdiçou" estão no DVD. "Como 60% do meu público eu herdei daquela época, procuro sempre colocar duas músicas da dupla nos meus trabalhos. Eu adoro cantar essas faixas, elas fazem parte da minha vida, da minha história. É sempre um momento lindo do show", explica a artista.

O registro suave de "All Star", música de Nando Reis e nacionalmente conhecida na voz de Cássia Eller, foi outro pedido do público para Sandy. Ela, que já costumava cantar a música em shows ao vivo, obedeceu seus seguidores. A versão, aliás, teve aprovação do próprio Nando, que gravou um vídeo para a cantora e confessou que assiste repetidamente a um vídeo em que os dois cantam juntos a faixa.

Convidados especiais

Gilberto Gil sobe ao palco para cantar "Olhos Meus", música totalmente escrita por Sandy para o CD "Sim", de 2013. "Eu mesma liguei para o Gil, e ele aceitou o convite na hora. Foi muito emocionante. A música ficou tão linda que agora só quero escutar a versão com ele cantando junto."

14.nov.2015 - Tiago Iorc e Sandy na noite de gravação do DVD da cantora no teatro Municipal de Niterói, no Rio - Milene Cardoso/Brazil News - Milene Cardoso/Brazil News
Tiago Iorc e Sandy na gravação do DVD
Imagem: Milene Cardoso/Brazil News

O novo trabalho também aproximou Sandy de Tiago Iorc. Ela, que pouco conhecia o cantor, fez o convite após assistir a uma apresentação dele em Campinas (SP). A parceria gerou letra e vocais de "Me Espera" e um novo ídolo para Theo. Sandy revela que o pequeno pede o tempo todo para assistir aos clipes do "tio Iorc". 

Apesar dos cuidados com a imagem do filho, Sandy mostra que é como toda mãe e não deixa de falar do filho nem quando o foco é sua carreira. Ela conta que o menino não liga muito para as músicas dela e gosta mesmo é de Sepultura, banda do "dindão" Andreas Kisser.

Theo é afilhado de Patricia, mulher do roqueiro, e fã da música "Territory", que ouve mais que Galinha Pintadinha. Do trabalho da mamãe, a única música que consegue atrair a atenção do bebê é "Dig-Dig-Joy", lançada há 20 anos por Sandy & Junior.

Cenário que se move

O cenário grandioso é outro destaque do DVD. Assinada por Zé Carratu, a cenografia conta com engrenagens que se movem, uma cortina feita de tapetes, grandes janelas de madeira que sobem e descem durante as músicas, uma porta para receber os convidados e uma enorme escada de ferro.

Os objetos serão carregado em cinco caminhões para todos os shows da turnê. O próximo acontece nesta quinta-feira (23) no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia.

A turnê de "Meu Canto", que começou antes da estreia do disco, já passou por São Paulo, Curitiba e Brasília. Sandy segue com o show neste segundo semestre e mais datas serão divulgadas em breve.