Topo

Com ingressos caros, "festival do século" nos EUA sofre com desorganização

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em Indio (Califórnia, EUA)

08/10/2016 08h50

Nos jornais americanos, as notícias sobre o primeiro dia do festival Desert Trip, na Califórnia, dividiram espaço com o furacão Matthew, na Flórida, o segundo debate presidencial entre Hillary Clinton e Donald Trump, e o retorno aos gramados de Tom Brady, marido de Gisele Bündchen.

Mas para as 75 mil pessoas que visitaram o Empire Polo Club, em Indio, no primeiro dia do megafestival que reúne os maiores nomes do rock ainda vivos, as únicas notícias que importavam eram o tamanho do engarrafamento e o calor digno de deserto, oscilando entre 30 e 35 graus, mas com sensação térmica de 40ºC.

Por volta das 12h desta sexta-feira (7) (horário local, 16h em Brasília), quase sete horas antes do início do primeiro show, já era possível notar reflexos no trânsito a cerca de 30 km da cidade. Nas proximidades do clube, os carros levavam até uma hora para chegar ao local. 

Mesmo quem comprou os ingressos mais caros (que partiam de US$ 200 para um único dia e chegavam a US$ 1.600 para um passe VIP de três dias) teve problemas na chegada, mesmo horas antes dos shows. Foi o caso das amigas Karin Myren, 54, das Ilhas Cayman, e Karan Shaner, 52, do Canadá. Elas chegaram ao local por volta das 17h com os ingressos mais caros do evento, porém era necessário retirar as pulseiras em um outro clube a 10 km dali. “Não deu tempo. Perdemos parte do show do Bob Dylan”, reclamou Karin.

Já o casal Bret Larkin, 29, e Ashleigh Loran, 21, chegaram trinta minutos antes dos portões abrirem. “Quando os portões abriram, tinha uma outra barreira que não deixou ninguém passar. Compramos antecipadamente diversos serviços e alimentação, mas não conseguimos localizar nada. Está faltando informação”, reclamou Bret.

Embora os médicos do festival estivessem preparados para atender mais casos de ataques do coração e derrames, por causa da temperatura em torno dos 35 graus, as principais ocorrências médicas do dia foram desidratação, insolação, problemas respiratórios e excesso de álcool.

A primeira noite do festival contou com shows de Bob Dylan e Rolling Stones. O Desert Trip vai até domingo (9) e repete a mesma escalação no próximo fim de semana (14 a 16/10).