Topo

"Existe samba em SP": Criolo grava canção inédita de Adoniran Barbosa; veja

Taísa Mannon e André Ramiro no estúdio no Rio - Divulgação - Divulgação
Taísa Mannon e André Ramiro no estúdio
Imagem: Divulgação

Adriana de Barros

23/11/2016 07h00

Conhecido por misturar o rap com o samba e MPB, o cantor Criolo foi convocado para uma missão gloriosa: gravar uma faixa inédita de Adoniran Barbosa para o DVD "Se Assoprar, Posso Acender de Novo", que reunirá outras 13 faixas do compositor paulista encontradas pelo produtor Cássio Pardini, enquanto fazia um documentário para celebrar os 100 anos do samba.

O primeiro videoclipe do DVD, que esta coluna obteve com exclusividade, traz o rapper paulistano cantando "Até Amanhã" e exaltando a genialidade do autor de clássicos como "Trem das Onze" e "Samba do Arnesto" em descrever o cotidiano de São Paulo.

O CD e o DVD com produção de Lucas Mayer, cujo título remete aos versos da canção "Já Fui uma Brasa", será lançado nesta sexta-feira (25). Além de Criolo, participam nomes como Ney Matogrosso, Liniker e Fernanda Takai.

Nos bastidores do Guns no Brasil 

Clemente (esq) e Philippe Seabra (dir) no camarim do show do Allianz Parque - Mateus Mondini - Mateus Mondini
Clemente (esq) e Philippe Seabra (dir) no camarim do show do Allianz Parque
Imagem: Mateus Mondini

Dos seis shows que Axl Rose e turma fizeram no Brasil, a Plebe Rude abriu cinco. Tornaram-se melhores amigos? Nada disso. A banda brasiliense nem sentiu cheiro dos gringos e ainda superou o pouco caso para subir no palco.

Para a banda de abertura não roubar a cenao Guns N' Roses tomou providências e só liberou 30% do som e 30% da luz. Tudo isso por quê? No primeiro show, em Porto Alegre, o Scalene usou a iluminação deles. Os caras não curtiram nem um pouco. Resultado: mandaram travar a mesa.

Isso pouco importou para a Plebe, que agradou ao público e ainda tirou onda nas redes sociais.

Hyldon lança seu mais recente CD em vinil - Divulgação - Divulgação
Cantor Hyldon lança álbum em CD e LP
Imagem: Divulgação
Suingueiro firmeza

Chega às lojas na segunda (28), em vinil, o mais recente trabalho de Hyldon, "As Coisas Simples da Vida". O disco autoral reúne dez faixas do "soulman" conhecido por "Na Rua, na Chuva, na Fazenda".

Como é lançar um vinil em 2016?
Hyldon: Quando estava fazendo este disco, queria tanto lançar em LP, que por um acaso acabei descobrindo que, na música chamada "Sábado Passado", tem um trecho dizendo "Eu imagino um LP a rodar". Parece uma premonição. Estou muito feliz.

Esta onda de LP é só moda ou de fato faz sentido?
O vinil tem um ritual. Você põe o disco na vitrola e ouve na íntegra, lado A e lado B. Tem o cheirinho e o projeto gráfico é mais valorizado. Agora, não adianta lutar contra o progresso, a mídia digital é uma realidade. Eu ainda penso num álbum como um todo.

O que toca na sua vitrola?
Ouço tudo. Principalmente jazz, Tim Maia, Banda Black Rio, Jorge Ben Jor e minha banda favorita: Earth, Wind and Fire.

SertaRap

Lucas Lucco e o rapper brasiliense Hungria juntos em videoclipe - Victor Almeida - Victor Almeida
Lucas Lucco e o rapper brasiliense Hungria juntos em videoclipe
Imagem: Victor Almeida

O sertanejo Lucas Lucco gravou nesta semana um videoclipe com o rapper brasiliense Hungria. Quem viu disse que Lucas vai fazer algo beeeeem diferente do que os fãs estão acostumados. As filmagens aconteceram em Goiânia, nesta terça (22) e quarta (23), mas ainda não há previsão do lançamento.

O clipe deve agitar as redes sociais, já que Hungria registra, em média, 19 milhões de visualizações em cada música. E Lucas segue na mesma batida. 

Viu?

O Metallica ganhou um emoji no Twitter. Basta digitar as hastags #Metallica, #HardwiredToSelfDestruct, #BlackenedFriday para ficar tudo personalizado. A ação faz parte do marketing agressivo de lançamento do álbum "Hardwired... to Self-Destruct".

O Midas Studio, do produtor Rick Bonadio, e o Centro Britânico Franquias lançaram um festival para encontrar as melhores vozes e bandas do Brasil. Os candidatos devem se inscrever pelo site do centro. O ganhador será premiado com consultoria, produção, gravação e lançamento de um videoclipe pelo Midas, além de sessão de fotos e logotipo. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de janeiro.

O AfroReggae comandará a percussão nas apresentações que o grupo argentino Fuerza Bruta fará no Metropolitan, no Rio, entre 6 de janeiro e 19 de fevereiro de 2017.

O mano e a mina

Neto, vocalista da banda de rap Síntese - Divulgação - Divulgação
Neto, vocalista da banda de rap Síntese
Imagem: Divulgação
 Segundo álbum da banda de rap Síntese, de São José dos Campos, sai nesta sexta (25) em todas as plataformas digitais. Produzido pelo vocalista Neto e gravado no estúdio de Daniel Ganjaman, o trabalho traz participações de Dj KL Jay (Racionais), Dj Sleep (Haikaiss) e DJ Makoto nos scratches, além de Marcelo Cabral (baixo), Guilherme Held (guitarra), Thiago França (metais) e Daniel Gralha (metais).


Sobrinha de Marcelo D2, a rapper Taísa Mannon reuniu comparsas no renomado estúdio carioca Toca do Bandido para gravar quatro músicas, que serão lançadas em seu canal no YouTube. Às sextas-feiras, a carioca vai mostrar parcerias com o ator André Ramiro, a banda Jamz e ainda o dueto com o primo Stephan Peixoto, filho de D2.


Prepare-se

•Nesta quinta (24), às 21h30, o cantor Diogo Nogueira recebe fãs e convidados para sessão exclusiva de lançamento do DVD "Alma Brasileira", no GNC Cinemas do Moinhos Shopping, em Porto Alegre.

Xuxa apresenta o show Xuchá, versão da famosa festa carioca Chá da Alice, no Citibank Hall, em São Paulo, em 2 de dezembro.

Zeca Baleiro faz o show Forró do Safadinho no Canto da Ema, em São Paulo, no próximo dia 7 de dezembro, interpretando clássicos do gênero.

César Menotti e Fabiano gravam o DVD "Memórias" nos dias 28 e 29 de novembro no Villa Country, em São Paulo.


* A jornalista Adriana de Barros trabalha no UOL desde 2000. Passou pela Rádio Mix, 97Rock e pela gravadora Sony Music.