Topo

João Carlos Martins quer parceria com Luan Santana em concertos populares

Manuela Scarpa/Photo Rio News
Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

14/02/2017 15h03

O maestro João Carlos Martins quer repetir a dobradinha de 2010, quando misturou música clássica com a sertaneja com a dupla Chitãozinho & Xororó. Desta vez, o convidado será Luan Santana, mas o cantor ainda nem sabe disso.

Martins revelou ao UOL que a futura parceria fará parte do projeto Quintas Clássicas, no qual o maestro rege a Bachiana Filarmônica Sesi-SP sempre acompanhado de um convidado. Nesta quinta-feira (16), às 21h, ele subirá ao palco do Citibank Hall, em São Paulo, só que em ritmo de carnaval, com a bateria da escola de samba Vai-Vai.

João Carlos Martins recebe alta após ser internado com embolia pulmonar - Graça Paes/Photo Rio News - Graça Paes/Photo Rio News
O maestro João Carlos Martins
Imagem: Graça Paes/Photo Rio News
“Nosso objetivo é lotar o Citibank Hall. Começamos com um público de mil pessoas, mas queremos chegar até a lotação máxima, de 3841 lugares”, disse. “Depois da parceria que fizemos com o Chitãozinho e Xororó, agora eu quero convidar o Luan Santana. Estou esperando ele voltar de viagem para fazer o convite oficialmente”.

O maestro está confiante de que Luan vai aceitar o convite. “Temos uma boa relação. Em todos os natais eu sempre recebo cartões lindos enviado por ele”, contou. “Imagino uma apresentação que comece com clássicos de Schubert, Bach e Villa-Lobos, depois ele entraria cantando suas músicas com a orquestra de fundo. Em seguida, ele interpreta algumas músicas clássicas. Tem tudo para dar certo”.

Martins acredita que não existe um só tipo de música e sim “a música de bom gosto”. “O objetivo das Quintas Clássicas é unir tradição com inovação. É possível fazer uma intervenção da bateria da Vai-Vai no primeiro movimento da quinta de Beethoven. É claro que não vou fazer isso no Teatro Municipal ou no Carnegie Hall, mas é perfeitamente possível fazer no Citibank Hall”, afirmou.

Samba, futebol e cinema

Depois de 2011, quando João Carlos Martins foi homenageado pela Vai- Vai, sua ligação com o samba se intensificou. No último final de semana, por exemplo, ele foi ao ensaio na quadra da escola. “Fiquei emocionado quando eu vi seis mil pessoas cantando o samba de 2011. Mesmo depois de tanto tempo, ainda me surpreendo com esse carinho".

Martins disse que em seu coração a Vai-Vai divide espaço com o time de futebol Portuguesa. “Sou fiel aos meus amores. Sempre torci pela Portuguesa e pela Vai-Vai. São velhas paixões que nunca me abandonam".

O maestro revelou ainda que o filme feito em sua homenagem finalmente ganhou um título. Ao contrário do estava sendo cogitado, o filme não se chamará “A música venceu” e sim “João - O Maestro”. “Fizemos uma pesquisa de 176 páginas e o nome preferido foi esse com o subtítulo ‘Uma história real de superação’. Todas as músicas do filme vão ser gravações originais minhas”.

A paixão pela Portuguesa, é claro, vai estar no filme. “Uma das primeiras cenas será de uma criança vestindo a camisa da Portuguesa”, contou.  “O Mauro Lima fez uma grande direção com uma excelente produção da família Barreto”, elogiou.

Crise na Osesp

Bem de saúde, após ter se recuperado de uma complicada embolia pulmonar e uma trombose venosa, João Carlos Martins disse que está preparado para os próximos 25 anos. “Tenho 76 anos e já passei por 23 operações. Não seria uma embolia que iria me derrubar. Estou vivo e fazendo projetos pelos próximos 25 anos”, afirmou.

Além dos projetos pessoais, o maestro também aproveitou para comentar a recente crise que a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) está passando. “A Bachiana Filarmônica Sesi-SP é a principal orquestra privada brasileira. Já a Osesp, sem dúvida, é a principal orquestra do Brasil. Acho que a situação da Osesp atualmente reflete uma crise que a música mundial está passando. É preciso aliar a tradição com a inovação para atrair o público. É por isso que a frase de Villa-Lobos continua a me nortear: 'Não é um público inculto que vai julgar as artes. São as artes que vão mostrar a cultura de um povo'".

Serviço:

Quintas Clássicas com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP e Bateria da Vai-Vai
Data: 16/02/2016
Horário: 21h (abertura da casa 1h30 antes do espetáculo)
Endereço: Citibank Hall - Av. das Nações Unidas, 17.966. São Paulo - SP
Preços: entre R$ 30 (meia-entrada na plateia superior II) a R$ 180 (inteira na cadeira VIP).
Ingressos: www.ticketsforfun.com.br ou nos pontos de vendas autorizados