Topo

Arlindo Cruz passa por cirurgia no cérebro após AVC e está sedado

Arlindo Cruz  - Marcelo Tabach
Arlindo Cruz Imagem: Marcelo Tabach

Do UOL, em São Paulo

18/03/2017 10h53

O sambista Arlindo Cruz, que foi levado às pressas ao hospital após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico, passou por uma cirurgia na sexta à noite.

Em comunicado, a assessoria do cantor informou que foi colocado um cateter cerebral a fim de monitorar a pressão intracraniana.

"O procedimento foi realizado com sucesso. O planejamento terapêutico feito pela sua equipe médica inclui a manutenção da sedação e controle da pressão intracraniana, com objetivo de preservar o fluxo sanguíneo cerebral", diz a nota.

A previsão é de que a sedação seja retirada gradativamente para nova avaliação do quadro neurológico. "Todos os procedimentos planejados foram realizados com sucesso até o momento. O quadro do cantor é grave, porém estável", informou a assessoria. 

Arlindo está internado na UTI da Casa de Saúde São Jose, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro.

"Logo ele volta"
Arlindo Cruz se preparava para viajar para São Paulo, onde faria show, quando sofreu o AVC. Ele foi encontrado inconsciente pela mulher, Babi Cruz, e precisou ser levado às pressas ao CER (Coordenação de Emergência Regional) da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. 

Na unidade médica, ele foi induzido ao estado de coma, recebendo medicação para controle de pressão arterial e suporte para respiração. Durante a noite, o músico foi transferido para o hospital particular Casa de Saúde São José. 
 
Neste sábado, o filho do sambista agradeceu o apoio transmitido ao pai. "As orações estão adiantando e muito. Vamos nessa corrente do bem, logo ele voltará", afirmou Arlindinho.