Topo

Criolo revisita passado no Lolla e faz show para "desconstruir" machismo

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

25/03/2017 19h57

Criolo fez de sua volta ao Lollapalooza Brasil, neste sábado (25), uma viagem ao próprio passado. Com o show do disco "Ainda Há Tempo", em que revisita seus primeiros versos antes de estourar com "Não Existe Amor em SP", o rapper levou ao palco Axe um show de rap old school.

Sem banda, Criolo mostrou ao público do festival o hip-hop em sua essência, com acompanhamento luxuoso de Dan Dan no microfone e DJ Marco, que encheu o palco com beats pesados logo no começo com "É o Teste".

Mesmo com concorrência forte dos shows de Rancid e The xx, Criolo arrastou uma pequena multidão no palco Axe, que gritava "Fora Temer" entre as músicas. Criolo apenas comentou: "Manda esses caras saírem das trevas. Chega de desigualdade". 

Dan Dan foi além: "Ei, irmão, vamos fazer uma desconstrução aqui. Qualquer mulher que você mexer no rolê é um ato de violência. Diga não à cultura do estupro".

Mas o comentário mais direto veio das pick-ups, com DJ Marco remixando um antigo rap de Duck Jam, "Colarinho Branco", repetindo a palavra "golpe" no verso: "Colarinho branco dá o golpe no Estado". "Se você é a favor da positividade e da paz, faz barulho nessa porra. Chega de guerra. Brasil, país controverso, mas eu acredito na juventude", disse Criolo.

Pregando o amor, bem ao seu próprio estilo, Criolo se emocionou ao ver a plateia em peso acompanhando cada batida com as mãos: "Vir de onde eu vim e ver a galera ir com a mão pra lá e pra cá, sem ninguém pedir, é maravilhoso."