Topo

Lollapalooza aumenta capacidade de bares para contornar problemas de filas

Organização do Lollapalooza montou quiosques improvisados para servir bebidas ao público e tentar diminuir as filas  - Renata Nogueira/UOL
Organização do Lollapalooza montou quiosques improvisados para servir bebidas ao público e tentar diminuir as filas
Imagem: Renata Nogueira/UOL

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

26/03/2017 18h39

A organização do Lollapalooza Brasil 2017 tentou contornar neste domingo (26) o problema das longas filas que o público enfrentou para comprar bebidas no sábado (25), no Autódromo de Interlagos de São Paulo.

"Mesmo com a expectativa de público menor do que no dia anterior, aumentamos em 30% a capacidade dos bares", disse ao UOL a assessoria de imprensa do evento, que montou bares improvisados para atender a demanda do público por água e cerveja. O número de público deste domingo ainda não foi divulgado pela organização.

No primeiro dia, cem mil pessoas passaram pelo festival. Com filas de até 40 minutos para conseguir uma bebida nos bares, o público sofreu para gastar os créditos da Lolla Cashless, pulseira que valia como forma de pagamento. "O que aconteceu ontem não foram problemas nas pulseiras, tivemos problemas pontuais em duas choppeiras e isso fez com que atrasasse o processo", informou a assessoria do evento.

Pulseira substitui carteira

Além de servir como acesso ao festival, a Lolla Cashless também é usada como moeda oficial de pagamento de comidas, bebidas e mercadorias vendidas no evento. O ingresso funciona como um documento: há um código de barras único que permite somente uma entrada por dia de evento. Quem comprou o Lolla Pass, que vale para os dois dias, recebe uma única pulseira e terá de usar a mesma no sábado e domingo. Nos outros casos, o chip do acessório vem sinalizado com "SÁB" (sábado) e "DOM" (domingo).

Antes de entrar no evento é preciso preencher um cadastro no site oficial com nome, e-mail e outros dados como CPF, endereço e telefone. Tudo isso ficará registrado no chip da pulseira.

Caso queira, você também pode carregá-la com créditos para comer e fazer compras dentro do festival. O sistema evitará filas e reembolsa o frequentador caso você não use todo o valor carregado. Para os mais tradicionais, haverá caixas para comprar fichas com dinheiro ou cartão.

Segundo a organização do Lollapalooza, a Lolla Cashless é um desejo antigo do próprio festival e também no público. Tecnologia semelhante já é usada em outros países que recebem o evento, como a sua terra natal, os Estados Unidos.

A nova tecnologia também complica a vida dos cambistas. Quem comprou com antecedência recebeu um voucher, que só será trocado pelas pulseiras mediante a apresentação de documento oficial e cartão de crédito original da compra nos pontos de troca. Não será permitida a entrada no evento apenas com o voucher.

Quem mora fora de São Paulo poderá retirar suas pulseiras na bilheteria do Autódromo de Interlagos, no próprio dia do festival. A mesma bilheteria, localizada junto ao portão 7, também comercializará ingressos nos dois dias, das 10h às 18h, e sem taxas.