Topo

Com 52,48%, Thomas Machado vence a segunda edição do "The Voice Kids"

Do UOL, em São Paulo

02/04/2017 14h30

Thomas Machado, representante do time de Ivete Sangalo, venceu a segunda edição do reality show musical "The Voice Kids", da Globo, na tarde deste domingo (2). O gaúcho de 9 anos foi eleito com 52,48% da preferência popular, e levou um contrato para gerenciamento de carreira com a gravadora Universal Musical, além de um prêmio no valor de R$ 200 mil.

"Eu quero agradecer a todos e a todos que me apoiaram, e que não parem de me apoiar, porque a gente vai se encontrar sempre", disse Thomas, em seu discurso de agradecimento, completamente emocionado.

No programa de hoje, Juan Carlos Poca, Thomas Machado e Valentina Francisco disputaram o título de melhor cantor mirim da temporada. Eles se apresentaram sozinhos no primeiro bloco, e depois cantaram com os seus respectivos técnicos, Leo Chaves, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown.

Em seguida, o trio mirim voltou a subir ao palco, desta vez, cantando em conjunto e impressionando o público com a boa desenvoltura. Eles também tiveram a oportunidade de rever alguns dos seus melhores momentos ao longo dos dois meses de disputa no reality da Globo.

*A votação do UOL não possui caráter científico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

"Embora seja uma competição, a gente a faz ser honesta e saudável. O exemplo que temos na sociedade é uma competição predatória, em que um acha que precisa derrubar o outro, mas aqui não", avaliou o sertanejo Leo.

"A música tem que entrar assim como a educação deve ser prioridade. Esse programa foi um desfile de grandes talentos e possibilidades, o futuro está aqui na nossa frente para que a gente dê prioridade para o futuro deste país. A gente é gente de bem que é transformado através de exemplos horrores, mas que aqui nos motive a transformar nossa realidade de hoje", disse Ivete.

O programa iniciou a temporada 2017 em fevereiro, comandada por André Marques (em substituição a Thiago Leifert). Foram 24 vozes para cada uma das três equipes, totalizando 72 cantores e cantoras mirins entre 9 e 15 anos.

Assim como na versão adulta, "The Voice Kids" foi lançado com as audições às cegas, em que os técnicos ficam de costas e avaliam os candidatos apenas pela voz. Nesta fase, três times são montados: Time Ivete, Time Brown e Time Victor & Leo.

No ano passado, Wagner Barreto foi ganhador da primeira edição do "The Voice Kids", com 66% dos votos, e também levou o prêmio de R$ 200 mil e o contrato com a Universal Music.

Valentina - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Público do UOL elege Valentina como melhor candidata na final do "The Voice Kids"
Imagem: Reprodução/TV Globo
Público do UOL elege Valentina
 
Valentina Francisco foi apontada pelo público do UOL* como a participante que merecia ganhar a final do "The Voice Kids", da Globo. Até às 18h deste domingo, ela registrava 47,46% do total de votos, seguida por Juan Carlos Poca e Thomas Machado. 
 
Análise
 
Para o jornalista Mauricio Stycer, do UOL, a vitória do menino Thomas Machado, de apenas 9 anos, corrigiu uma falha da primeira edição, quando o vencedor foi o adolescente Wagner Barreto, de 15 anos. "The Voice Kids" não é exatamente um concurso de talentos musicais. Mais que a voz, a afinação e a interpretação, importa o jeito e a falta de jeito, o desembaraço e a timidez, o conflito entre treino e espontaneidade de cada criança.
 
Segundo ele, "é desta mistura meio desengonçada que resulta a graça do programa – e o que encanta o espectador. Não à toa, desde a primeira edição os apresentadores falam abertamente da 'fofura' dos candidatos – e ela tem sido um critério importante de escolha tanto dos 'técnicos' quanto do público."


E conclui. "Continuo achando, como escrevi em 2016, que o 'The Voice' para menores seria mais justo se dividisse a disputa em duas – uma para 'kids' (de 9 a 12 anos) e outra para “teens” (de 13 a 15 anos)."