Topo

Músicas de Chris Cornell têm aumento extraordinário de vendas nos EUA

Do UOL, em São Paulo

31/05/2017 20h30

Chris Cornell voltou a aparecer na lista dos mais vendidos das últimas duas semanas. Segundo a empresa Nielsen Music, músicas e álbuns do icônico cantor subiram 2.396 por cento desde sua morte, no dia 18 de maio.

Discos do Soundgarden e do Audioslave subiram no ranking e entraram no Top 40 dos Estados Unidos, como "Superunknown" (28º) e o trabalho homônimo de estreia da banda formada por integrantes remanescentes do Rage Against the Machine (37º).

A trilha sonora do filme "Vida de Solteiro" (33º), que retrata a transformação de Seattle com o grunge a partir da visão do diretor Cameron Crowe, também deu as caras na lista.

Entre os 200 álbuns mais consumidos na terra do Tio Sam, oito tem participação de Cornell. O trabalho solo ao vivo "Songbook" (82º) e o projeto "Temple of the Dog" (80º) são alguns temas que voltaram ao catálogo.

O cantor foi encontrado morto pela polícia após se apresentar com o Soundgarden em Detroid. Médicos indicaram que o emblemático músico se enforcou em seu quarto no hotel MGM Grand.

Legado

Cornell nasceu em Seattle, no estado de Washington, e começou no mundo da música com sete anos quando se interessou a tocar piano. Sua carreira musical, dentro da cena do rock, teve início em sua cidade natal, quando formou o Soundgarden, em 1984, que teve um papel importante no movimento "grunge" dos anos 1990.
 
O grupo se dissolveu em 1997 e, em 2001, Cornell se uniu a três ex-membros do Rage Against the Machine para formar o Audioslave. O artista também cantou o tema da filme "007 - Cassino Royale", de 2006, e participou do grupo Temple of the Dog, ao lado de Eddie Vedder, do Pearl Jam.
 
Cornell esteve no Brasil mais de uma vez para fazer shows. Em 2014, ele foi uma das atrações do festival Lollapalooza. Em dezembro do ano passado, ele fez shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
 
O Fox Theatre Detroit tuitou a última foto do artista, ainda no palco, algumas horas antes de morrer. A banda tinha shows agendados com lotação esgotada para esta sexta-feira (19) em Columbus, em seguida nas cidades de Maryland Heights, Denver, Houston, Dallas e Pryor. 
 
O músico deixa a mulher Vicky Karayiannis-Cornell, uma filha de 12 anos e um filho de 11 anos. Ele também tinha uma filha de 16 anos, fruto do casamento com Susan Silver, encerrado em 2004.