Topo

É treta? "Todo Dia", de Pabllo Vittar e Rico Dalasam, sai do ar no YouTube

Rico Dalasam e Pabllo Vittar em cena do clipe "Todo Dia" - Divulgação
Rico Dalasam e Pabllo Vittar em cena do clipe "Todo Dia" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 11h33Atualizada em 01/08/2017 12h04

O videoclipe da música "Todo Dia", da cantora Pablo Vittar, interpretado em parceria com o rapper paulistano Rico Dalasam, saiu do ar nesta segunda-feira (31) de todas as plataformas digitais, inclusive o YouTube, onde já tinha mais de 50 milhões de visualizações. O clipe não foi excluído do YouTube e sim colocado em modo "restrito", ou seja, apenas os donos do canal podem ver.

A assessoria de imprensa do rapper Rico Dalasam explicou que o advogado do cantor pediu a revisão da remuneração dos diretos conexos da canção "devido ao fato do produtor fonográfico negar o pagamento dos direitos do artista como co-intérprete". Na nota, Rico afirmou ainda que é "apenas uma questão entre os advogados e que não tem problema algum com Pablo Vittar, que 'só nos enche de orgulho e vontade de viver'".

A assessoria de imprensa de Pabllo informou por meio de um comunicado oficial que a faixa tem também como co-autores Rodrigo Gorky e Arthur Gomes (Maffalda), que criaram todo o instrumental (bases). "Entretanto, na época do lançamento do álbum, foi acordado e assinado contrato entre as partes que estipulava a integralidade de Rico com 100% os direitos autorais pela composição da música", diz a nota enviada pela equipe de Pabllo.

"Em contrapartida, sua participação como artista convidado na gravação da música seria gratuita, ressalvados os seus direitos de execução pública como intérprete, que são aqueles pagos diretamente pelo ECAD e sociedades autorais. Todos os documentos e autorizações foram assinados refletindo esse combinado", completa o texto.

A nota afirma ainda que Rico oportunamente resolveu tentar rever o que havia sido firmado em comum acordo "depois da música e clipes lançados com enorme sucesso, atingindo quase 50 milhões de plays".

Para resolver a situação, Rodrigo Gorky e Arthur Gomes querem que eles sejam creditados como co-autores de "Todo Dia" para que fosse "totalmente justo para todos". "Gorky se dispôs a rever a questão (...) propôs inclusive que os direitos autorais e de intérprete fossem divididos igualmente 50% para cada um, mas infelizmente Rico Dalasam não concorda com esses termos e insiste em querer manter 100% do autoral, o que inviabilizou qualquer acordo".

No mês passado, Rico teria mandado uma indireta para Pabllo durante um show ao dizer no palco: "Respeita as bichas preta e dá meu dinheiro. Fui eu quem fiz".

No domingo, Pabllo lançou com Anitta e Major Lazer o clipe "Sua Cara", que atingiu o sétimo lugar dos vídeos mais vistos do YouTube em 24 horas.

Leia a íntegra dos comunicados enviados por Rico e Pabllo:

Rico Dalasam:

"A assessoria de imprensa do cantor e compositor Rico Dalasam esclarece que seu advogado pediu a revisão da remuneração dos direitos conexos de intérprete da canção 'Todo dia' devido ao fato do produtor fonográfico da canção negar o pagamento dos direitos do artista como co-intérprete da canção. Rico afirma que é apenas uma questão entre os advogados e que não tem problema algum com Pablo Vittar 'que só nos enche de orgulho e vontade de viver'".

Pabllo Vittar:

"Informamos que a música 'Todo Dia' será retirada de todas as plataformas digitais e Youtube em virtude de notificação extra-judicial enviada por Rico Dalasam para o DJ Gorky e para a Pabllo Vittar no último dia 29 de junho.  Nela Rico contesta o acordo de participação assinado por ele na data 25 de outubro de 2016.

Rodrigo Gorky e Arthur Gomes (Maffalda) são co-autores da musica “Todo Dia”, tendo criado todo o instrumental (bases), entretanto, na época do lançamento do álbum, foi acordado e assinado contrato entre as partes que estipulava a integralidade de Rico com 100% os direitos autorais pela composição da música. Em contrapartida, sua participação como artista convidado na gravação da música seria gratuita, ressalvados os seus direitos de execução pública como intérprete, que são aqueles pagos diretamente pelo ECAD e sociedades autorais. Todos os documentos e autorizações foram assinados refletindo esse combinado.

Depois da música e clipes lançados com enorme sucesso, atingindo quase 50 milhões de plays, Rico oportunamente resolveu tentar rever o que havia sido firmado em comum acordo.

Em reposta ao pedido de Rico, Gorky se dispôs a rever a questão, mas que nesse caso, para que fosse totalmente justo para todos, também fossem revistos os créditos de autoria da música reconhecendo Gorky e Arthur Gomes (Maffalda) como co-autores da música “Todo Dia”. Propôs inclusive que os direitos autorais e de intérprete fossem divididos igualmente 50% para cada um, mas infelizmente Rico Dalasam não concorda com esses termos e insiste em querer manter 100% do autoral, o que inviabilizou qualquer acordo.

Lamentamos muito a situação e esperamos resolver em breve essa questão retornando com a música para todas as plataformas."