Topo

Alicia Keys recebe líder indígena no RiR e público vibra com "Fora, Temer"

Alicia Keys se apresenta no Palco Mundo na terceira noite do Rock in Rio - Marco Antonio Teixeira/UOL
Alicia Keys se apresenta no Palco Mundo na terceira noite do Rock in Rio Imagem: Marco Antonio Teixeira/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/09/2017 23h47

Diva é diva e Alicia Keys não precisa de muito para fazer um show à altura de seu talento. Engajada com diversas causas sociais, a artista cedeu seu espaço no principal palco do Rock in Rio para a líder indígena Sônia Guajajara fazer um discurso a favor da demarcação de terras na Amazônia. A fala aconteceu durante a execução da música "Kill Your Mama", que fala justamente sobre a devastação do meio ambiente.

"Eu quis cantar algo especial para vocês e trouxe uns amigos para me ajudar. Fico tão inspirada pela energia que vocês trazem, o estilo de vida que vocês criaram, a maneira linda que vocês pintam a vida... É muito lindo aqui", disse antes de introduzir a música de seu último álbum, "Here", de 2016. "É uma música sobre como estamos machucando, matando a nossa Mãe Terra", disse a norte-americana, que convidou o premiado instrumentista carioca Pretinho da Serrinha para introduzir cuíca em sua música.

Alicia Keys e a líder indígena Sônia Guajajara - Luciano Belford/AGIF - Luciano Belford/AGIF
Alicia Keys e a líder indígena Sônia Guajajara dividem o Palco Mundo do Rock in Rio
Imagem: Luciano Belford/AGIF

A líder indígena Sônia Guajajara foi apresentada pela artista norte-americana ao público de cerca de 100 mil pessoas no meio da execução da música e fez um discurso incisivo e um apelo aos senadores brasileiros. Gritos de "Fora, Temer" vindos da multidão diante do palco acompanharam Sônia.

"Existe uma guerra conta a Amazônia. Os povos indígenas e o meio ambiente estão sendo brutalmente atacados. O governo quer colocar à venda uma gigantesca área de reserva mineral. No próximo dia 20 haverá uma votação no Senado de um decreto legislativo que pode barrar todo esse absurdo. Senadores, vocês têm a chance de evitar isso e nós estaremos de olho. Porque não existe Plano B, essa é a mãe de todas as lutas, a luta da mãe terra. O mundo inteiro precisa vir para a linha de frente. Vamos pressionar. Acesse 342amazonia. Demarcação já!", disse Guajajara, que foi ovacionada.

 

Reunião com Caetano e Paula Lavigne

O encontro foi arranjado pela produtora musical Paula Lavigne, que recebeu Alicia Keys em sua casa para apresentar um pouco da música brasileira. Alicia ficou encantada com a música de Pretinho da Serrinha e decidiu convidá-lo para o show. Tudo isso aconteceu às 3h da manhã deste domingo, disse o músico em entrevista ao Multishow. "Fizemos ensaio às 16h de hoje, ela foi, é super aplicada", contou.

Sônia Guajajara também estava na casa de Paula Lavigne, que é casada com Caetano Veloso, e foi outra convidada por Alicia para discursar no Palco Mundo. A líder indígena contou que tinha uma viagem marcada para Genebra, mas nem embarcou para não perder a oportunidade de falar em cima do palco de uma das principais artistas do mundo.

"Carioquês"

Tocando pela segunda vez no Palco Mundo do Rock in Rio, Alicia Keys usou toda a potência da sua voz e de seu piano e esbanjou carisma quatro anos depois de sua primeira passagem pelo festival, em 2013. Antes de convidar brasileiros para o seu palco, ela arriscou algumas frases em português e chamou atenção pelo sotaque carioca. "Quero ouvir vocês", foi uma das frases da diva em bom português.

Além da parte política do show, Alicia mostrou que também aprecia o funk carioca ao convidar o grupo Dream Team do Passinho para se apresentar com ela em "In Common". Comandados por Lellêzinha, eles mostraram a famosa sarrada para Alicia, que dançou junto com o grupo e provou que realmente estava se divertindo com o ritmo brasileiro. 

"Momento histórico para o funk, momento histórico para a favela, momento histórico para a nossa vida", disseram os integrantes em entrevista ao Multishow assim que desceram do palco da diva.

Dream Team do Passinho - Reprodução/Multishow - Reprodução/Multishow
Dream Team do Passinho dá sarrada no ar durante show de Alicia Keys no Rock in Rio 2017
Imagem: Reprodução/Multishow

Girl Power

Honrando outra causa que defende, a das mulheres, Alicia Keys colocou no set "Superwoman", que não entrou no show de 2013 do Rock in Rio. "É difícil ser mulher. Muita pressão e desafios. Mas continue sendo essa super-mulher mesmo quando é difícil. Eu amo essa música porque ela é para vocês", disse a cantora para o seu público feminino a canção do álbum "As I Am", de 2007.

Dona de 15 Grammys, ela também fez questão de dar espaço para uma de suas poderosas backing vocals em um dos trechos da canção "How Come U Don't Call Me Anymore", um cover de Prince que ela fez em homenagem ao cantor que morreu em 2016. O poder vocal de Whitney Smith impressionou o público, que reagiu com louvor.

Com um visual completamente diferente do de 2013, sem maquiagem e com tranças coloridas, Alicia ainda entregou os hits "If I Ain't Got You", "Fallin", "Girl on Fire", "No One" e "Empire State of Mind", provando que carisma e voz impecável bastam para um dos melhores shows do Rock in Rio até agora.