Música

Lobão muda trecho e Replicantes proíbem uso de "Surfista Calhorda" em disco

Marcus Leoni/Folhapress
Lobão durante o lançamento do livro "Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock", em São Paulo Imagem: Marcus Leoni/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

19/09/2017 21h10

O músico Lobão lamentou nesta terça-feira (19) a proibição do uso da faixa "Surfista Calhorda", da banda punk gaúcha Os Replicantes, em uma coletânea musical de rock dos anos 80 que prepara para dezembro. 

Gravada pelos Replicantes em 1985 e lançada no álbum "O Futuro é Vortex", de 1986, a música é um dos maiores sucessos da banda e teve um de seus trechos alterados por Lobão. Ele trocou "vai pra Nova York estudar advocacia" por "fez matrícula na UFRGS para estudar sociologia". 

A proibição partiu do baixista Heron Heinz e do baterista Carlos Gerbase, que assinam juntos a composição. "Só gostaria de deixar bem claro que não fui consultado, avisado ou alertado sobre alguém gravar uma música minha sem meu consentimento. Isso não deveria ser obrigatório?", escreveu o baixista em uma rede social. Heron Heinz publicou a seguinte frase horas depois: "Não vamos dar luz para golpista brilhar".

"Surfista Calhorda" seria uma das 25 faixas de "Antologia politicamente incorreta dos anos 80 sobre o rock", versão musical do projeto de Lobão que já foi lançado como livro em julho.

Com lançamento previsto em CD, vinil e plataformas digitais, o disco ainda terá a regravação de faixas de bandas como Paralamas do Sucesso, Ira!, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, RPM, Gang 90, Engenheiros do Hawaii, Plebe Rude, Legião Urbana, Capital Inicial, Blitz, Inocentes e dos cantores Marina Lima, Lulu Santos, Guilherme Arantes, Cazuza e Rita Lee. O projeto segue, agora com 24 faixas.

"Só quis atualizar", diz Lobão

"Concordo e acato a decisão do Gerbase", disse Lobão em um dos vídeos sobre o tema compartilhado em suas redes sociais. "Os autores têm todo direito de fazerem o que querem dasua música, eu também faço isso. Tô careca de vetar minhas músicas quando eu não concordo ou não vou com a cara do sujeito."

Ele ainda comentou sobre o fato de ter mudado um dos trechos da música. "Eu realmente adulterei a letra, como fiz com outras músicas desse disco, talvez não alterando tanto o significado da música. Eu somente quis atualizar o que eu achava uma piada datada sobre advocacia em Nova York nos anos 80", explicou.

"Só escolhi a UFRGS porque a banda é gaúcha, poderia ser a PUC, a USP... Foi uma homenagem regional à piada. Mas eu sei que eu fui calhorda o suficiente para fazer isso e encaro com esportividade o veto", concluiu, dizendo ainda que segue tendo amor e admiração pela banda.

Veja a letra original de "Surfista Calhorda", da banda Os Replicantes:

Réqui na caranga muito louca pra dar banda
Cheque na carteira recheada de paranga
Prancha importada assombrando a meninada
Corpo de atleta e rosto de Baby Johnson

É, mas quando entra na água
É na primeira braçada
É, ele não vale uma naba
Ele não surfa nada, ele não surfa nada

Tem duas surfshops que só abrem ao meio-dia
Vive da herança milionária de uma tia
Vai pra Nova York estudar advocacia

Ah surfista calhorda
Vai surfar lá pra borda
Vai surfista calhorda
Vai,vai,vai,vai

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

UOL Música - Imagens
Adriana de Barros
do UOL
Adriana de Barros
UOL Entretenimento
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
Adriana de Barros
Adriana de Barros
Blog do Matias
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
TV e Famosos
AFP
do UOL
do UOL
AFP
UOL Entretenimento
EFE
do UOL
do UOL
Topo